São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE ANDINA

Equador e Colômbia adiam descongelamento de relações

DA REDAÇÃO

A Colômbia anunciou ontem que adiaria a retomada dos laços diplomáticos com o Equador, em protesto contra críticas feitas pelo presidente Rafael Correa contra o governo de Álvaro Uribe. A Chancelaria do Equador disse que a situação pode culminar na imposição de restrições comerciais ao vizinho.
As relações estão congeladas desde março, em uma resposta de Quito a Bogotá ter bombardeado um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em seu território.
"Tínhamos concordado com a Chancelaria do Equador sobre o restabelecimento das relações diplomáticas nesta semana, no nível de representação comercial. Mas as declarações do presidente Correa nos deixam sem espaço para avançar no processo", disse o chanceler colombiano, Fernando Araújo.
Sua colega equatoriana, María Isabel Salvador, confirmou que as relações seguem suspensas. "Se a situação não melhorar, não descartamos impor restrições comerciais", disse.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Imigração: Cartéis mexicanos organizam travessia de cubanos para EUA
Próximo Texto: Governo dos EUA viola leis de contratação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.