São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Shannon, mudança com saída de Bush será cosmética

DE BUENOS AIRES

Em visita a Buenos Aires, o subsecretário de Estado para o Hemisfério Ocidental dos EUA, Thomas Shannon, afirmou ontem que a mudança na política externa americana será pequena com a chegada de um novo presidente.
"Será uma mudança mais em grau do que em estilo. Apesar de os dois candidatos terem maneiras de ver o mundo muito diferentes, os desafios que o vencedor irá encontrar serão os mesmos de hoje", disse no encontro da entidade empresarial Conselho das Américas.
Shannon afirmou que os EUA precisam estar presentes na região. "Não podemos mais pensar na região como área de influência exclusiva. É preciso mostrar que negociar conosco vale a pena."
Segundo ele, George W. Bush quer "construir pontes para a próxima administração", como os tratados de livre comércio com Peru e Colômbia e as reuniões bilaterais regulares com Brasil e Argentina.
(ADRIANA KÜCHLER)



Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Política Regional: Democrata vê Brasil como parceiro-chave, diz assessor
Próximo Texto: Chávez vai impor preço de venda a argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.