UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CALIFÓRNIA

Grupos alegam que gansos e marrecos são maltratados e atacam restaurantes ; chefs defendem a iguaria

Ativistas dos direitos dos animais lançam guerra ao foie gras

PATRICIA LEIGH BROWN
DO ""NEW YORK TIMES"

Os ramos de oliveira em baixo-relevo finalmente secaram nas paredes de reboco veneziano do Sonoma Saveurs, o mais recente templo da culinária artesanal aberto na praça principal de Sonoma, Califórnia. Mas não se deixe enganar: a paz é a última coisa que você encontrará por aqui.
No mês passado, o Sonoma Saveurs foi atacado por vândalos que o picharam e inundaram devido a uma iguaria que vai aparecer em seu cardápio: o foie gras, ou fígado engordado de marrecos e gansos alimentados à força.
Os especialistas vêem o foie gras como a epítome do que existe de mais civilizado em termos de culinária. Mas os ativistas em defesa dos direitos dos animais que reivindicaram o ataque ao restaurante -além de outros anteriores às residências do chef do restaurante e de seu sócio- descrevem o foie gras como o ""manjar do desespero", fruto de atos de crueldade cometidos contra animais.
Nessa parte da Califórnia, onde comer e beber bem é visto como uma arte, o fiasco do foie gras já virou uma questão incendiária nas disputas políticas travadas em torno de comida. E, à medida que a proveniência daquilo que se come vai virando motivo de preocupação cada vez maior no país, a mesma coisa se passa com os métodos usados para criar as aves, os porcos e os bezerros que chegam à mesa do consumidor.
O FBI qualificou os ataques cometidos em Sonoma como atos de terrorismo doméstico, e especialistas dizem que foi a primeira vez que um chef de cozinha foi escolhido como alvo. ""Normalmente os alvos são pessoas que exercem muito poder", disse Laurent Manrique, que serve foie gras com avelãs e pistache ou com molho reduzido no restaurante Acqua, em San Francisco. ""Sou apenas um artesão."
Os ataques começaram no final de julho em Mill Valley, quando vândalos foram até a casa de Manrique, 38, o chef e um dos proprietários do Sonoma Saveurs, jogaram ácido sobre seu carro, encheram a fechadura de sua porta com cola e picharam seu muro com dizeres como ""Pare ou Seja Parado". Mais preocupante ainda, eles deixaram no local uma fita de vídeo, gravada através de uma janela, mostrando Manrique e sua família, incluindo seu filho de dois anos, brincando na casa.
Vândalos também atacaram a casa do sócio de Manrique, o francês Didier Jaubert, 46. O Sonoma Saveurs pertence aos dois, a suas mulheres e ao casal Guillermo e Junny Gonzalez, que também é dono do Sonoma Foie Gras, o único estabelecimento a fazer foie gras no oeste dos EUA.
Em 12 de agosto os ativistas atacaram o café, pichando suas paredes e inundando a casa. Num site, disseram que o fizeram para simbolizar os danos causados ao sistema digestivo dos gansos pelo inchaço forçado de seus fígados.
Na semana passada um grupo que disse se chamar Gourmet Cruelty (crueldade dos gourmets) enviou a uma agência de notícias em San Francisco fitas de vídeo que documentam o que seus membros descreveram como tortura de animais na Sonoma Foie Gras, em Farmington, Califórnia.
Quatro autoproclamados ""combatentes pela liberdade dos marrecos" entraram escondidos num galpão da fazenda de Gonzalez, ""resgatando" quatro marrecos numa missão que eles e outros igualaram a uma fuga de escravos. ""Essas aves são literalmente escravas de nossos apetites", disse Kelah Bott, 29, do Gourmet Cruelty, afirmando já ter ""libertado" animais em outras ocasiões.
Camisetas de apoio a Manrique vêm sendo distribuídas entre chefs na região de San Francisco. ""Lute Contra o Abuso do Tofu", dizem seus slogans -""Coma Foie Gras".
Os chefs defendem seu direito de servir a iguaria. ""Meu dever como chef não é dizer às pessoas o que devem comer", disse Gary Danko, do restaurante Gary Danko, em San Francisco. Como muitos de seus colegas aqui e em Nova York, Danko vê o foie gras como um de seus pratos mais famosos. ""É delicioso."


Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Eleição na Califórnia: Mulheres são ponto fraco na campanha do "Exterminador"
Próximo Texto: Lei: Onipresente, juiz Garzón conquista holofotes e inimigos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.