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Redes se adaptam ao modelo noturno
FREE-LANCE PARA FOLHA
A noite não é um bom negócio
apenas para profissionais liberais.
Redes e franquias descobriram o
setor e começam a explorá-lo. Em
uma volta por São Paulo durante
a noite, já é possível encontrar várias lojas abertas por 24 horas.
Após relutar por um tempo, a
rede McDonald's adotou esse
modelo há cerca de um ano e
meio. Hoje, possui 18 restaurantes
com funcionamento ininterrupto
e outros 34 que ficam abertos até
as 5h na capital paulista.
"O resultado foi bem positivo. É
um mercado promissor, que cresce a cada dia, conforme o público
vai conhecendo nossa atuação",
conta Roberto Martins, diretor de
operações regionais da rede.
Os números comprovam o sucesso. Em 2002, 500 mil pessoas
frequentaram os restaurantes da
marca da meia-noite às 5h.
A rede de lanchonetes Habib's
também aposta no filão. A empresa possui 204 lojas em todo o país,
e 10% delas ficam abertas 24 horas. Nessas unidades, o movimento da madrugada representa cerca
de 15% do faturamento total.
Próximo à ponte Cidade Jardim
(zona oeste), a livraria Siciliano
mantém uma filial 24 horas. Ao
lado, uma mercearia e uma floricultura também funcionam no
mesmo horário, criando um
quarteirão que permanece movimentado durante a madrugada.
"A livraria registra a maior parte
de seu movimento das 22h às 2h,
quando quase todas as outras da
cidade estão fechadas", afirma o
diretor, Marcarian Martins.
"A rede achou que deveria atender esse público específico de São
Paulo, que quer ter uma opção
para ver livros, discos e tomar um
café depois da meia-noite."
Mas nem tudo são flores. Martins alerta para os altos custos
operacionais: "Pagamos seguranças, adicional noturno para funcionários, iluminação, limpeza.
Não é uma loja simples de administrar. Mas o retorno é positivo".
Empreendedor
A criatividade é uma arma importante no atendimento em horários alternativos, opina o consultor Fernando Dolabela. "Em
princípio, toda área pode ter mercado para lojas 24 horas."
Proprietária de uma farmácia
de homeopatia e produtos naturais, Marcia Aparecida Gutiérrez,
38, parece ter ouvido as indicações. Percebeu uma oportunidade em sua área, e mantém a
Homeopatia Sensitiva aberta 24
horas, oferecendo horários alternativos para as compras.
"A farmácia registrou um salto
de crescimento. Hoje, 20% da receita vem dos horários noturnos."
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