|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Especialização conquista clientela
DA REPORTAGEM LOCAL
A prática de dar pequenos presentes remonta a um passado pré-colonial. Quando os portugueses
atracaram em terras brasileiras,
espelhos e tecidos serviram de
"isca" para conquistar a simpatia
dos povos indígenas.
"O brinde é sempre uma maneira de saudar alguém e convidá-lo
ao convívio", afirma Mônica Sabino, 43, diretora comercial da
Origem Jogos Diferenciados.
A empresa pesquisa jogos tradicionais e adapta-os às necessidades da clientela -formada basicamente por multinacionais como Microsoft e Texaco.
"Usamos os jogos antigos para
valorizar a modernidade das empresas", comenta Sabino. Entre
seus produtos, ela destaca um jogo característico da região Norte
que a Vale do Rio Doce oferece a
seus visitantes estrangeiros.
"Os produtos são pensados para
atender às necessidades específicas de cada cliente", explica.
Os brindes são hoje responsáveis por 80% do faturamento total
da companhia, que também atua
no varejo. "É o nosso carro-chefe.
Graças a ele, estamos crescendo
cerca de 50% ao ano", diz Sabino.
Para produzir agendas driblando o lugar-comum, a Ativa Editorial Gráfica se especializou em
produtos temáticos. O catálogo
inclui modelos com textos sobre
anjos, zodíaco chinês ou feng
shui, por exemplo, além de opções em papel reciclado.
"Como nossos concorrentes
eram grandes, tivemos que inventar nosso próprio segmento, e nos
aperfeiçoamos nele. Desde que
ingressamos no mercado de
brindes, em 1998, temos crescido
30% ao ano", esclarece o proprietário Roberto Bruno, 39.
Já a Scapaflow Modelismo Naval foi mais longe no quesito inovação e se especializou na produção de miniaturas de navios.
Produzidos artesanalmente pelo empresário Gilberto Pessina, os
modelos são adquiridos por companhias navais que os utilizam
para presentear visitantes e funcionários. "Cada peça custa, em
média, R$ 100", diz Pessina.
Supérfluo
Já Sérgio Coroux, 60, sócio-proprietário da paulistana Módulo
Arte, apostou em pedras personalizadas para conquistar um nicho
no mercado empresarial. "São
brindes duradouros. Utilizamos
materiais como o cristal e o ferro
gravados a raio laser", ressalta.
Apesar de atender a cerca de
1.800 pedidos anuais e manter o
faturamento na casa dos R$ 80 mil
aos R$ 100 mil mensais, Coroux
considera que este não é o melhor
momento para o mercado.
"Já ganhamos mais. Com a crise
econômica, o brinde passa a ser
encarado como supérfluo pelas
empresas compradoras."
Onde encontrar:
Ativa Editorial Gráfica, 0/xx/11/6602-3344; Módulo Arte, 0/xx/11/3872-2833;
Scapaflow Modelismo Naval, 0/xx/
115061-7257; Origem Jogos Diferenciados, 0/xx/11/3079-2794
Texto Anterior: Um brinde ao cliente: Criatividade torna brindes lucrativos Próximo Texto: Lei provoca dúvida em pequenas Índice
|