São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003


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FRANCHISING

"Laser Shots", versão modernizada do paintball, vira franquia

Nova marca dá tiro no escuro

DA REDAÇÃO

Adivinhe o que é: um ambiente escuro, esfumaçado, com luzes cintilantes e som no volume mais alto. Para quem pensou em pista de dança -e errou-, acrescentem-se soldados com coletes iluminados e pistolas a laser.
Certamente, foram poucos os que fugiram da resposta "festa à fantasia" e acertaram o alvo respondendo "Laser Shots". Mas, para os empresários responsáveis pela implantação do jogo no Brasil -que acaba de estruturar-se em um sistema de franquias-, isso deve mudar em breve.
"Só em 2002, um milhão de pessoas jogaram o "Laser Shots", quase 7.000 mensais por loja", calcula o diretor comercial da Megazone (empresa que detém a marca no país), Elmo Torquetti Júnior, 43.
Originado da adaptação de um software de treinamento para as forças armadas, o "Laser Shots" é uma espécie de paintball modernizado: três equipes, diferenciadas por cores, devem defender sua base e destruir a dos inimigos. O que muda é a munição: em vez de tinta, raio laser. E, ao final, o jogador recebe um ranking detalhado elaborado por computador.
Os planos da Megazone são ambiciosos: ampliar as franquias das dez hoje existentes para 60, em cinco anos. "A maior dificuldade, entrar em shoppings, já foi vencida. No início, a resistência foi grande, e tivemos de gastar muito tempo para mostrar o conceito do jogo", afirma Torquetti.

Raio-X
Em janeiro, devem ser inauguradas franquias em Brasília (DF) e em Belo Horizonte (MG). O foco são as cidades com mais de 150 mil habitantes. "Já estamos discutindo com sete cidades, mas o processo demora no mínimo 90 dias", avisa o empresário.
O investimento inicial para abrir um "Laser Shots" vai de R$ 250 mil a R$ 350 mil, mais royalties de 10% das vendas, que em breve serão substituídos por licença anual. A margem média bruta, diz Torquetti, é de 48%, e o faturamento mensal, R$ 50 mil.
Cerca de 30% desse montante tem origem em eventos de integração promovidos por empresas a clientes e a funcionários. "É um nicho que deve ser explorado cada vez mais", conta. Outros 24% vêm de sócios que praticam os jogos assiduamente. (CÁSSIO AOQUI)


ONDE ENCONTRAR:
Kamikase, 0/xx/11/3872-1887; Laser Shots, 0/xx/11/4191-8053; Play Paintball, 0/xx/11/3871-1468; Shocknet, 0/xx/11/3742-3745.



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