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Além do capital inicial para abrir um negócio, empresário precisa de um bom planejamento
Sucesso exige mais que boas idéias
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O sucesso de uma empresa própria não depende apenas de boas
idéias e do montante investido.
São necessários muito planejamento, trabalho e criatividade para vencer no ramo.
Segundo o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas) Renato Andrade, as chances de o empreendedor dar certo dependem da capacidade de adaptar um bom
projeto às necessidades do mercado, gerando lucro.
O primeiro passo para tanto é
elaborar um plano de negócios.
Em um país no qual cerca de 56%
das empresas fecham até o terceiro ano de vida e 36% não ultrapassam o primeiro ano -de
acordo com o Sebrae- colocar
no papel tudo o que se pretende
fazer, as expectativas e investimentos, torna-se primordial.
Antes de abrir
"Falta compreensão sobre os
passos a serem dados antes da
abertura do negócio. Apesar de o
risco ser inevitável, ao seguir as
etapas do plano o empreendedor
deixa de ser visto como um aventureiro", explica Andrade.
Para o presidente do Conselho
Regional de Economia de São
Paulo, Júlio do Amaral Buschel,
quem planeja abrir uma loja deve
"estudar a fundo o assunto, pôr
tudo no papel. Caso contrário, a
pessoa não conseguirá enxergar a
real dimensão do mercado no
qual pretende investir".
Pontos e oportunidades
Como primeiro passo na elaboração de um plano de negócios, o
empresário deve identificar regiões da cidade que possam ser alvo de seus serviços ou produtos.
Ao mesmo tempo, não pode
deixar de levar em conta seus
clientes e concorrentes.
A receita foi seguida à risca pelo
sócio-diretor da Seven Idiomas,
Steven Beggs, que diz ter realizado
várias pesquisas antes de entrar
no ramo de ensino de línguas.
Então integrante de um grupo
de professores descontentes com
a escola em que trabalhavam,
Beggs reconhece que seu primeiro impulso foi o de abrir outro
curso imediatamente. "Felizmente, contamos com o apoio de uma
pessoa com formação em administração, que nos ajudou na elaboração de um projeto", diz.
O plano de negócios surtiu efeito. Ao inaugurar a primeira unidade, em 1987, a escola contava
com 33 alunos. Em três anos o número duplicou. Hoje, a Seven
possui cerca de 5 mil alunos, distribuídos em sete unidades.
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