|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MARKETING
0 Investimento em rádio ou TV começa com R$ 500, mas exige criatividade e diferenciação
Merchandising ao alcance de todos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Quinze minutos de fama. Essa
pode ser uma boa ferramenta para dar visibilidade a uma empresa
e aumentar suas vendas.
Essa é a expectativa de quem investe no merchandising. Apesar
de o termo originalmente se referir a ações para dar mais visibilidade aos produtos nos pontos-de-venda, ficou mais conhecido
como uma espécie de propaganda não-declarada.
Nela, o anunciante é mencionado por apresentadores de rádio
ou de televisão quando tratam de
algum assunto correlato.
"Além de ser mais barato do
que o anúncio tradicional, o empresário não tem os custos de
produção de um comercial e pode
atingir com mais precisão seu público-alvo", argumenta Paulo Tamanaha, professor de mídia da
ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Para Tamanaha, "encaixar o
produto em programas de dicas
evita a dispersão, como a que
ocorre durante os intervalos".
Predomínio
Os programas femininos e de
variedades são os que concentram maior número de merchandising de pequenas empresas na
televisão, afirma Edson Rocha, diretor comercial da TV Gazeta.
"Como as grandes descobriram
esse meio há pouco tempo, as pequenas e médias correspondem a
60% dos anunciantes em nossos
programas", diz.
Ele calcula que o investimento
nesse tipo de inserção na televisão
varie de R$ 1.000 a R$ 50 mil e, no
rádio, de R$ 500 a R$ 5.000.
Mas para que a iniciativa funcione, o produto ou a empresa deve ter um diferencial, como o
atendimento personalizado.
"A competência no atendimento é raridade no mercado, por isso
chama a atenção e cativa o cliente", comenta Inês Pereira, professora de marketing da Escola de
Administração de Empresas de
São Paulo da Fundação Getúlio
Vargas (FGV-Eaesp).
Na opinião de Marcelo Heidrich, presidente da Ponto Brand
Promotion, o rádio é o meio ideal
para os pequenos e médios empresários. "Atinge públicos mais
segmentados, o custo não é alto, e
o meio é flexível, o que permite
trabalhar a marca no conceito do
programa", ressalta.
Entretanto, ele aponta que um
erro é não criar inserções diferentes para emissoras distintas.
Companhia Ativadora de Negócios:
0/xx/11/3045-6045; Manufactura de
Merchandising: 0/xx/11/3667-5366;
Ponto Brand Promotion: 0/xx/11/
5505-3067
Texto Anterior: Setor de bares e de restaurantes não é saída fácil Próximo Texto: Empresa deve ter boa estrutura Índice
|