|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Formato exclusivo atrai investimento
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Grandes redes de alimentação
como McDonald's, Habib's e
Bob's criaram formatos de negócio exclusivos para franqueados.
Para abrir um quiosque (nas três
redes) ou um café (McCafé ou Café do Bob's), é preciso já ter um
restaurante da marca.
Os modelos não exigem pagamento de taxas de adesão, mas os
custos de instalação correm por
conta do franqueado. Segundo as
redes, a estratégia ajuda a incrementar os negócios e é uma alternativa de expansão.
O McDonald's, que tem hoje
média de 4,2 pontos-de-venda
por franqueado, diz que só oferece formatos como quiosques e
McEntrega a bons operadores,
com situação financeira estável e
quando há demanda de mercado.
O Habib's ainda irá implementar seus quiosques, mas avisa que
o modelo, pelo menos no início
das operações, será restrito a
quem já é franqueado.
Segundo o Bob's, os formatos
menores aumentam a rentabilidade do negócio principal e são
uma maneira de prestigiar o bom
franqueado. "O limite é a capacidade de gestão do franqueado.
Decidimos com base em seu desempenho. Se ele não vai bem, negamos", afirma Flávio Maia, diretor de expansão.
Ainda na área de alimentação,
apenas franqueados da rede China in Box (comida chinesa) podem abrir unidades do Brevità
(comida italiana), marca que pertence ao mesmo grupo.
Na Fotoptica, a tática é usada
para desenvolver mercados estratégicos para a rede. Franqueados
se comprometem a abrir um pacote de lojas em certo tempo e,
cumprindo prazos, ganham exclusividade em sua região e pagamento facilitado. "Obtemos linhas de financiamento bem interessantes com fornecedores", diz
Mauro Motta, diretor comercial.
Já na Lacoste (vestuário), por
exemplo, apesar dos incentivos
dados aos franqueados a partir da
segunda loja, foi criado um teto.
"Limitamos em três lojas por pessoa, mesmo que as operações estejam bem", conta Gerson Vaccari, diretor da divisão Lacoste do
grupo Paramount. "É importante
que haja uma certa concorrência.
Se eu tiver uma praça nas mãos de
uma pessoa só, pode ser que ela se
acomode um pouco."
(BL)
Texto Anterior: Desconto é a principal arma de sedução Próximo Texto: Mudança de bandeira: "Multifranqueado" tem mais poder de barganha Índice
|