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Futuro parceiro é submetido a sabatina
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Os interessados em fornecer
produtos para as marcas próprias
das grandes redes de supermercados, além de terem preço competitivo, também precisarão se submeter a uma verdadeira sabatina.
É comum os varejistas contratarem consultorias para avaliar diversos aspectos dos fornecedores.
No Carrefour, para que uma
empresa se habilite a produzir
itens da marca multinacional, ela
precisa passar por uma auditoria
que engloba pelo menos 12 quesitos, como o tratamento de efluentes e a erradicação do uso de mão-de-obra infantil e de alimentos
transgênicos na produção .
"A questão do preço é relativa,
precisamos manter equilíbrio
com a qualidade também", explica o gerente nacional de marcas
próprias da rede, Maurício Ribeiro. Segundo ele, as principais categorias de mercadorias disponíveis nas gôndolas já são atendidas
por marcas próprias, mas o Carrefour está "sempre aberto a novas propostas" de industriais.
A rede Wal-Mart também realiza auditorias com seus futuros
fornecedores. Entre os critérios
avaliados, estão a capacidade produtiva, o controle de qualidade, a
logística, a distribuição e a saúde
financeira do parceiro. Também
são feitos exames em todos os
produtos para atestar a qualidade.
Atualmente, a rede Wal-Mart
possui cerca de 180 fornecedores
de produtos de marca própria.
Desses, 80% são considerados de
pequeno ou de médio porte.
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