|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Franchising pode trazer menos riscos financeiros do que abrir filial, mas marca fica 'vulnerável'
Eleja o melhor sistema para crescer
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Além de evitar momentos de
crise e de elaborar um plano consciente de crescimento, o empresário deve avaliar qual forma de expansão _filial, franquia ou ampliação do ponto atual_ casa melhor com o perfil do negócio.
Se a intenção é conquistar rapidamente o mercado e se a marca
está consolidada, a melhor opção
é montar uma rede de franquias.
Mas, antes de se tornar franqueador, o empresário deve estar ciente das responsabilidades que assumirá com seus franqueados.
Além disso, ele precisa avaliar
sua capacidade de delegar as tarefas. "O bom relacionamento com
os parceiros franqueados é fundamental para a marca ter sucesso",
afirma o consultor René Werner.
Por isso Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza, professora da Unicamp, diz que é melhor
ir devagar, abrir uma franquia,
consolidá-la e corrigir erros, para
depois partir para outra.
Para a consultora Celina Kochen, o franchising não deve ser
encarado só como sistema de expansão, mas como uma nova forma de administrar o negócio.
A farmácia de manipulação Almaderma, de Jundiaí (a 60 km de
São Paulo), vai iniciar seu processo de expansão por franquias em
setembro. "Foi a maneira mais rápida e barata que achamos para
valorizar a marca", diz Marcelo
Puppo, 34, diretor de franquias.
Ele conta que tiveram de buscar
ajuda de uma consultoria para
agir com mais segurança. "Vimos
o quanto isso era complexo."
"O franchising apresenta menor
risco financeiro, mas com ele é
mais perigoso ter a marca malvista no mercado", diz Tales Andreassi, professor da Eaesp-FGV.
Matriz e filial
Abrir outra unidade própria
exige maior reserva de capital, e
todos os riscos são assumidos pelo proprietário. Os custos com organização e fiscalização devem
ser contabilizados, diz Kochen.
Mas há a vantagem de possibilitar
a flexibilização do negócio.
Antes de decidir, o empresário
deve contrapor os custos de coordenação de lojas distantes e os
que ele teria para comandar uma
rede de franquias, que, segundo
Souza, tendem a ser menores.
Texto Anterior: 'Prosperar' não é só abrir filial ou franquear marca Próximo Texto: Finanças: Banco adianta venda feita no cartão Índice
|