São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002


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EXPORTAÇÃO

Programa divulgou 1.450 peças na Itália

Brasil põe artesanato na rota internacional

BRUNA MARTINS FONTES
ENVIADA ESPECIAL A MILÃO

O estilo brasileiro pode render negócios no exterior. Principalmente se contar com um empurrão inicial para sua divulgação.
No início do mês, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) organizou exposição em Milão com 1.450 peças de artesãos do país, que gerou dezenas de pedidos de orçamento de importadores italianos.
O evento, intitulado "Artesanato do Brasil", contou com a parceria do governo federal, da prefeitura da cidade italiana e da Promos (agência internacional da Câmara de Comércio de Milão).
Nos quatro dias em que ficaram expostas no centro da cidade, as peças artesanais, vindas de todas as regiões do Brasil, chamaram bastante a atenção do público.
Além da exibição de cestarias, cerâmicas, esculturas e enfeites confeccionados com materiais típicos de cada região, os visitantes também viram de perto o trabalho de três artesãos convidados.

Design globalizado
Além da exposição, foram organizados seminários sobre a relação do artesanato com o design e de que modo isso pode aumentar a aceitação das peças no exterior.
Uma das diretrizes foi aproximar a produção artesanal de conceitos de design, para ganhar espaço no mercado internacional.
"Os valores sociais e a ironia também são diferenciais brasileiros", comenta o designer italiano Giulio Vinaccia, consultor do programa escalado pelo Sebrae.
Para o designer Fernando Campana, 41, a mistura de materiais e de raízes do país com a linguagem internacional do design pode alavancar os artistas no exterior.
"O que falta a eles é trabalhar melhor a divulgação e a apresentação das peças, já que as embalagens, por exemplo, são valorizadas lá fora e agregam valor."
O catálogo das peças expostas está no site www.argumentobsb.com.br/sebrae e será ampliado para a participação em outras feiras internacionais. Interessados em incluir peças devem procurar o Sebrae (0/xx/11/3177-4500).
Segundo Renato Caporali, gerente de assuntos internacionais, a instituição pretende levar mais artistas brasileiros a feiras no exterior. O requisito necessário para participar dos eventos é estar envolvido em um programa de artesanato ou design do Sebrae.

Distritos
Os italianos expuseram em outro seminário como funcionam os distritos que reúnem micro e pequenas empresas do país.
Na Itália, há uma especialização da produção por regiões, já que cada distrito se aprimora em um produto e conta com a associação entre pequenos empreendedores.
Lá, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 47% dos produtos exportados e por 60% do PIB (Produto Interno Bruto).
No Brasil, o segmento responde por 12% dos produtos exportados e representa 20% do PIB.
Em junho, o Sebrae e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) fecharam acordo para destinar US$ 5,4 milhões ao desenvolvimento de quatro distritos de micro e pequenas empresas.
São eles: Nova Friburgo (RJ), no setor de moda íntima, Paragominas (PA), na fabricação de móveis, Campina Grande (PB), para artefatos de couro, e Tobias Barreto (SE), na área de confecções.


A jornalista Bruna Martins Fontes viajou a convite do Sebrae e da Varig.


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