São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


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Fique de olho no cliente para não perder o foco

Estimativas mostram que, de cada 20 clientes, 1 reclama e 10 não voltam, se estão insatisfeitos. Relacionamento com o público-alvo é um dos canais vitais para uma empresa corresponder às expectativas do mercado. Nesse contato, o empreendedor pode saber o que o consumidor pensa sobre o seu negócio para aprimorar serviços e produtos oferecidos.

PROCEDIMENTOS EFICIENTES
Oriente os funcionários para cumprimentar, agradecer e tratar bem os clientes sempre e em qualquer situação.
Clientes que reclamam são grandes aliados: é preciso ouvi-los com atenção.
Mantenha o cliente informado sobre promoções, brindes e serviços extras oferecidos, assim como sobre o horário de atendimento e a realização de obras.
Atendimento pós-venda é importante, mas poucos fazem. Mesmo depois de efetuada a compra, é recomendável que a empresa entre em contato com o cliente para saber se o produto/serviço e o atendimento corresponderam às expectativas.
Tente medir o índice de satisfação dos clientes regularmente por meio de enquetes feitas pessoalmente, por telefone ou pela internet, na fase pós-venda.
Além dos clientes, é bom abordar os não-clientes para saber o que pensam.
Políticas de participação para os funcionários geram motivação e compromisso, que se refletem em atendimento eficiente.
Discussões e controvérsias na frente do cliente podem passar uma imagem de empresa desorganizada.
Evite políticas "arbitrárias" de atendimento, como "não trocamos mercadorias aos sábados" ou "não aceitamos cheques".
Não justifique um erro contrapondo com uma desculpa. A melhor postura é assumi-lo e reparar o incidente na hora.



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