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Fique de olho no cliente para não perder o foco
Estimativas mostram que, de cada
20 clientes, 1 reclama e 10 não voltam, se estão insatisfeitos. Relacionamento com o
público-alvo é um dos canais vitais para
uma empresa corresponder às expectativas
do mercado. Nesse contato, o empreendedor pode saber o que o consumidor pensa
sobre o seu negócio para aprimorar serviços e produtos oferecidos.
PROCEDIMENTOS EFICIENTES
Oriente os funcionários para cumprimentar, agradecer e tratar bem os clientes
sempre e em qualquer situação.
Clientes que reclamam são grandes aliados: é preciso ouvi-los com atenção.
Mantenha o cliente informado sobre
promoções, brindes e serviços extras oferecidos, assim como sobre o horário de atendimento e a realização de obras.
Atendimento pós-venda é importante,
mas poucos fazem. Mesmo depois de efetuada a compra, é recomendável que a empresa entre em contato com o cliente para
saber se o produto/serviço e o atendimento
corresponderam às expectativas.
Tente medir o índice de satisfação dos
clientes regularmente por meio de enquetes
feitas pessoalmente, por telefone ou pela internet, na fase pós-venda.
Além dos clientes, é bom abordar os não-clientes para saber o que pensam.
Políticas de participação para os funcionários geram motivação e compromisso,
que se refletem em atendimento eficiente.
Discussões e controvérsias na frente do
cliente podem passar uma imagem de empresa desorganizada.
Evite políticas "arbitrárias" de atendimento, como "não trocamos mercadorias
aos sábados" ou "não aceitamos cheques".
Não justifique um erro contrapondo
com uma desculpa. A melhor postura é assumi-lo e reparar o incidente na hora.
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