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São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003


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Dados do estudo contrariam os estereótipos

DA REPORTAGEM LOCAL

Mineiro é desconfiado; paulista, apressado, e carioca, esperto. Certo? Errado. Os dados obtidos nas duas primeiras etapas da pesquisa do IMI contrariam muitos dos estereótipos adotados pelo senso comum para os gentílicos brasileiros.
"O paulista é de fato ansioso, mas o carioca o supera. São Paulo é menos aberto a inovações do que Pernambuco e menos competitivo do que Tocantins", ilustra José Carlos Moreira, do IMI.
Os 14 mil executivos entrevistados no estudo responderam a questões relativas a distância hierárquica (centralização de decisões), coletivismo (propensão a parcerias e alianças), masculinidade (importância de resultados, rigidez e tendência a embates) e feminilidade (tolerância ao erro, solidariedade e compromisso).
Foram avaliados também valores como o controle da incerteza (de que forma a região encara o risco, o desconhecido e as divergências de opinião), a orientação para longo prazo, a autonomia (liberdade de ação individual), o fluxo (postura relativa à estabilidade ou à mudança) e a ansiedade (harmonia ou tensão como fios condutores das relações).
Com tanta variedade comportamental, o diretor da Prospect Promoções, firma responsável pelo marketing da marca Grant's no Brasil, Ricardo Martins, 36, aprendeu a observar os padrões regionais antes de negociar.
"No Nordeste, faço abordagens mais informais e longas. Tenho clientes que nunca assinaram contrato, mas existe a parceria. No Sudeste tudo é rápido e o que vale é o contrato", comenta.

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