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Maior desafio ao abrir um negócio complementar é manter a qualidade dos dois empreendimentos
Atividade paralela põe foco em risco
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Quando um empresário levanta
a hipótese de instalar uma atividade complementar dentro de uma
já existente, a principal questão a
ser respondida é se possui a vocação e a estrutura necessárias para
manter a qualidade de ambos os
negócios, dizem consultores.
Isso porque a possibilidade de
perder o foco comercial, seja na
empresa principal, seja na secundária, geralmente é grande.
"O fato de o empresário se dedicar demais, ou não, ao novo empreendimento pode desequilibrar
toda a estrutura financeira já estabelecida", explica Paulo Ancona,
52, sócio da consultoria de negócios Vecchi & Ancona.
Para Eduardo Niccolo, 32, consultor de marketing do Sebrae-SP
(Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), o
serviço complementar deve ter,
no mínimo, a mesma qualidade
que a do negócio principal. Ou a
tentativa de fidelização da clientela, com expectativas de aumento
nos lucros, pode ser desastrosa.
"Se o consumidor que já está
acostumado com o serviço principal experimenta a nova prática e
não a aprova, a possibilidade de
ele não mais voltar é grande", prevê o consultor Marcelo Cherto.
Demanda
Outra dica unânime é pesquisar
se existe espaço para abrir um serviço extra na região. "Como em
qualquer negócio antes de ser
aberto, é fundamental conhecer a
necessidade dos arredores e, principalmente, que tipo de concorrência vai enfrentar", diz Ancona.
Se o bairro estiver livre da alta
concorrência e o empresário
identificar uma necessidade comercial pelo novo serviço, nada
impede que ele agregue valor ao
seu negócio já existente.
Assim aconteceu com Augusta
de Mello Bannitz, 50, proprietária
de uma loja de cosméticos. Depois de dez anos atuando em uma
clínica de estética, ela chegou à
conclusão de que nem só cremes e
produtos de beleza ajudavam na
melhoria facial de suas clientes:
imperfeições odontológicas atrapalhavam o resultado final, diz.
"Quando identifiquei que necessitava de um dentista para
concluir todo o processo de embelezamento, não hesitei em reservar uma sala e contratar um
profissional de confiança", conta
Bannitz. "Hoje, pacientes do dentista procuram o meu serviço, e
cerca de 40% de minhas clientes
só se consultam aqui."
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