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GESTÃO
47% das pequenas firmas são informatizadas, e 54% dos empreendedores usam internet, diz estudo
Pequeno se aproxima da tecnologia
DA REPORTAGEM LOCAL
Nos últimos dois anos, o uso de
computares cresceu 12% nas micro, pequenas e médias empresas
de São Paulo, passando de 42% a
47%, segundo estudo do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas) divulgado no dia 18, durante a
Comdex (feira de tecnologia).
A pesquisa foi realizada entre
setembro de 2002 e fevereiro de
2003 e abordou 1.163 firmas. De
acordo com os dados obtidos, o
tamanho continua sendo determinante na informatização: o
percentual de "conectadas" chegou a 81% entre as empresas de
pequeno porte e se limitou a 40%
das microempresas.
No que diz respeito às aplicações das máquinas, 81% das firmas entrevistadas usam-nas para
cadastrar clientes, 56% para gerenciar estoques, 51% para controlar salários e pagamentos, 48%
para automatizar processos e 36%
para emitir notas fiscais.
Uma curiosidade revelada pelo
estudo do Sebrae-SP é que o percentual de empresários que acessam a internet chega a 54%, superando os 47% de empresas informatizadas. Isso acontece porque
os empresários se conectam à rede em casa, na casa de amigos, em
cibercafés e em outros pontos de
acesso. Pesquisam sobre negócios, preços e fornecedores, constroem sites de divulgação, compram mercadorias e vendem produtos e serviços, por exemplo.
Inclusão
A fim de estimular micro, pequenas e médias a usar tecnologia
como ferramenta facilitadora dos
processos de gestão, a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) vem promovendo no país eventos focados na
inclusão digital desse público.
A meta do seminário -trazido
a São Paulo na última sexta-feira e
que já "visitou" cidades como Rio
de Janeiro, Campinas e Mogi das
Cruzes- é alavancar a discussão
sobre políticas públicas e ações
empresariais e do terceiro setor
que possam disseminar o uso do
computador nesse universo.
"Estamos vivenciando uma
modificação no mercado fornecedor de tecnologia, que agora foca
no pequeno empresário. Está
aprendendo a adaptar seu discurso e sua estratégia de marketing
para se aproximar desse nicho",
comenta Sid Torquato, 40, diretor
executivo da Camara-e.net.
Correspondendo à "investida",
o pequeno empreendedor tem
buscado mais os recursos tecnológicos. Ainda assim, o quadro
atual está longe de ser o ideal, na
opinião de Torquato. "Mais de
62% das informatizadas usam
equipamentos ultrapassados."
Na esteira da utilização da internet, uma parceria entre iG e Facesp (Federação das Associações
Comerciais do Estado de São Paulo) lançará, no dia 4 de setembro,
o IJ (www.ij.com.br), portal com
facilidades para as pequenas.
E um projeto da Secretaria de
Ciência e Tecnologia do Estado
está delineando os Ceps (ambientes virtuais de fomento à capacitação e à produção), que apoiarão
pólos de negócios. A idéia é que
sejam acessados dos infocentros
públicos do projeto Acessa São
Paulo (www.acessasaopaulo.sp.
gov.br).
(TATIANA DINIZ)
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