São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A IMPRENSA ALIADA

Carlos Costa mora na Rocinha, é psicólogo, estuda jornalismo e coordena o programa de Segurança Pública e Direitos Humanos do Viva Rio, organização não-governamental.

Ombudsman - A imprensa cobriu corretamente os episódios da Rocinha?
Carlos Costa -
Desde janeiro, quando começou a tensão, a mídia tem sido o principal aliado da Rocinha. Foi quem impediu que o caso tomasse proporções ainda maiores. A imprensa ajudou a proteger, a denunciar, a pressionar as autoridades. Em alguns momentos faltou detalhamento, publicou informações truncadas, mas em 90% das vezes ajudou.

Ombudsman - A imprensa reforça ou questiona os preconceitos que existem em relação aos moradores das favelas?
Costa -
Ela alterna. Às vezes, reproduz os preconceitos. Um exemplo: os jornais nomeiam todas as escolas de classe média e classe alta próximas da Rocinha que suspenderam as aulas, mas não fazem qualquer referência às várias escolas que estão sem aulas dentro da favela e nem falam no número de alunos.

Ombudsman - Desde o Tim Lopes os jornalistas temem entrar nas favelas para fazer seu trabalho. Procede este medo?
Costa -
Tem muito lugar que realmente não pode entrar. Na Rocinha, nós e a associação costumamos acompanhar e ajudar e nunca fomos cobrados pelo tráfico. O que temos é cuidado. Eu tenho cuidado no que eu vou falar, não falo sobre o que não me diz respeito.


Texto Anterior: A nossa guerra na mídia
Próximo Texto: Cobertura espetaculosa
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.