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Casa de ferreiro...
A Folha mostrou semana passada, nela própria, como interesses mais amplos de grupos de comunicação podem afetar negativamente o noticiário de seus próprios veículos, pondo em risco sua
credibilidade.
Trata-se de um fenômeno internacional, crescente, que, se
não for combatido, abalará tradicionais pilares do melhor jornalismo.
Aconteceu segunda-feira com o
texto "BOL recorre de decisão sobre publicidade", sobre disputa
entre esse provedor de acesso à
internet e a America Online.
Primeiro desvirtuamento: a notícia ocupava manchete de página, enquanto embaixo se noticiava a greve da Volkswagen contra
milhares de demissões. Alguém
tem dúvida de que esta última
era notícia mais importante?
Outro desvirtuamento: o texto
omite que o BOL pertence ao
UOL Inc., que tem participação
do Grupo Folha (ao tratar de empresa ligada às Organizações
Globo, por exemplo, a Folha o explicita, como na quinta em "Promotor pede condenação da Net
Rio por recursos de 'má-fé'").
Terceiro desvirtuamento: o texto era parcial, com o final enaltecendo o BOL e demonizando o
concorrente.
Na quarta, a Folha, dignamente, deu que o iG superou o UOL
em número de visitantes de sites.
Ainda assim, continuou sem
mostrar o vínculo UOL/Folha.
Tais erros foram enfim corrigidos em novo texto sobre o caso
BOL-AOL na quinta (15). Ele é
menor, expõe a relação BOL/UOL/Folha e traz a versão do
concorrente.
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-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
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