São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Os pilotos sumiram

BRASÍLIA - O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social se reúne nesta quinta-feira, no Planalto, para discutir dois temas: economia e diálogo social. Mas... sem os principais responsáveis pelas duas áreas.
Quem fez a agenda foi o ministro Jaques Wagner, que anda ruim de memória. Imagine você que ele esqueceu de incluir entre os expositores justamente o ministro da economia, Antonio Palocci Filho, e o da área social, Patrus Ananias (lembra-se do "superministro"? Esse mesmo).
De quebra, Wagner esqueceu também do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, apesar de o título de uma das duas mesas ser "O desenvolvimento nacional hoje".
Em resumo: o governo vai discutir a economia sem o ministro da economia, o social sem o ministro do social e o desenvolvimento sem o ministro do desenvolvimento.
Pior: além de esquecer de quem deveria obrigatoriamente se lembrar, Wagner se lembrou de quem não precisava, ou não devia: os adversários internos de Palocci. A mesa sobre o desenvolvimento econômico vai ter como principal expositor o ministro José Dirceu, da Casa Civil, seguido de Guido Mantega (Planejamento).
E o principal expositor da segunda mesa -"Diálogo social, alavanca para o desenvolvimento"-, em vez de Ananias, vai ser o presidente do BNDES, Carlos Lessa. Que vem a ser o mais escancarado opositor de Furlan e do próprio Palocci no governo.
É verdade que o debate deve ser produtivo, com gente de várias tendências, inclusive parlamentares independentes e representantes da União Européia e da Cepal.
Mas quem viu a agenda, os nomes convidados e os nomes ausentes, não entendeu nada. Afinal, o encontro é coisa do governo e a favor do governo ou é de oposição e contra o próprio governo? Ou melhor: é para debater o desenvolvimento ou para malhar a política econômica?
Além de driblar as crises no Banco Central e no Banco do Brasil, Palocci tem de dormir com um barulho desses. E com companheiros como esses.



Texto Anterior: Madri - Clóvis Rossi: Mais que duas torres
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: De queijos e cigarros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.