UOL




São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Política de ocupação

BRASÍLIA - Antes, falava-se no "aparelhamento" do Incra, o órgão do governo federal que se espalha pelos Estados para operacionalizar a reforma agrária. Ou seja: a nomeação de pessoas muito ligadas ao MST para as diretorias e chefias que, até onde a gente sabia, deveriam ser neutras.
Agora, já se fala abertamente na "petização" do Banco do Brasil, uma instituição que acaba de anunciar lucro líquido de R$ 1,07 bilhão no primeiro semestre. Afora o presidente, Cássio Casseb, profissional escolhido no mercado, o resto é todo do PT ou ligado ao partido.
A queixa caberia bem se partisse dos partidos de oposição, ou só deles. Mas é cada vez mais disseminada entre os próprios aliados. Em sua maioria, reclamam de discriminação. Alguns assistem até a seus já mirrados cargos escorrendo para o PT.
No PPS, sempre forte no BB e no sindicalismo bancário, o tom não é de amigos: "Sanha de aparelhamento" é o mínimo que diz o deputado distrital Augusto Carvalho (DF).
No PTB, o líder Roberto Jefferson (RJ) não poupa: "Diziam que o PFL era fisiológico, mas é porque nunca tinham visto o PT no poder. Não sobra pra ninguém".
No PSB, a turma anda meio caladona, mas partiu de lá um cáustico carimbo no PT: "partido da boquinha". Quem disse foi o atual secretário Anthony Garotinho. O PSB tenta esquecer tanto o autor quanto o carimbo. Mas eles existem...
Agora vale a pena sondar o que anda acontecendo na Petrobras, na CEF e nos órgãos mais poderosos para saber se a promessa de Lula está sendo mantida: a de que, em seu governo, não haveria "verticalização". Bem traduzido, significava: "Todos vão ter sua fatia".
Na prática, o PT só vem tentando fatiar mesmo as reformas tributária e trabalhista. Quando o papo é cargo, o bolo fica inteiro. Depois de décadas na oposição, a fome é muita.



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O BC de um olho só
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Esperança e desespero
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.