Depois de estacionar nas pesquisas, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, adotou discurso voltado para o consumidor, público-alvo do líder na disputa, Celso Russomanno (PRB).
Na TV e em atos de campanha, o petista passou a dizer que vai cuidar do direito do consumidor, mas também do direito do cidadão.
Russomanno apresentava quadros na TV sobre o tema e sua relação com o consumo tem sido apontada como um dos motivos para a liderança nas pesquisas.
"Não dá para você trabalhar com o cidadão como se ele fosse só consumidor. O cidadão é outro departamento", afirmou o petista ontem, em discurso em São Mateus.
Anteontem, disse que Russomanno quis resolver o problema "da máquina de lavar e da privada", mas que não bastava isso para governar.
Os petistas também relacionam o maior acesso da população ao consumo a feitos do ex-presidente Lula e da atual gestão de Dilma Rousseff.
Em carreata ontem, bradavam ao microfone que eles aumentaram o salário mínimo e que por isso as pessoas podiam ir às compras hoje. Destacaram também que Haddad criaria um Procon municipal -também prometido por Russomanno.
As críticas ao candidato do PRB são mais leves que os ataques feitos contra José Serra (PSDB). Elas se referem principalmente a propostas e falta de preparo.
O PRB faz parte da base do governo federal. Além disso, há um entendimento de que os eleitores repudiam comportamentos agressivos.