São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENA PARATIENSE

Culinária extrapola o peixe frito

Sotaques italiano, francês, português, caiçara e tailandês compõem o cardápio de restaurantes em Paraty

DA ENVIADA ESPECIAL A PARATY

O prato mais típico de Paraty é o camarão casadinho. São dois grandes camarões, presos um ao outro como valetes com palitos de dente, recheados de farofa de sete-barbas, e fritos.
É um tesouro valioso para os caçadores de delícias típicas.
Mas, apesar do apelo praiano, a oferta de restaurantes na cidade não entedia quem busca variedade à mesa.
A baía de Paraty -uma porção da baía de Ilha Grande- abastece as cozinhas principalmente de camarão e lula. O molusco aparece em pratos de diversos sotaques, da regional caldeirada de frutos do mar ao curry verde tailandês.
No Galeria do Engenho -restaurante à moda antiga com porções generosas e sem fila-, a caldeirada de frutos do mar, com arroz e pirão, custa R$ 59. A porção serve três pessoas com fome. O pirão vem com banana, e a caldeirada, com polvo, lula, camarão, peixe e mexilhões, é reconfortante.
A frenética cozinha do Thai Brasil manda para o salão com decoração moderninha pratos como o pad thai (macarrão com camarão, legumes e amendoim) e o curry verde de frango ou lula com arroz basmathi.
Quem não idolatra pimentas deve ficar com o pad thai, já que os outros pratos são bastante ardidos. Os pratos custam em média R$ 30. O restaurante não faz reservas e não organiza a lista de espera, além de ter serviço demorado. Sem pressa, o jantar compensa a confusão.
No Punto Divino, o carpaccio de polvo com salsão e azeite fica na memória como um dos pontos altos da visita à cidade. As massas al dente e as pizzas também atraem bastante clientes à casa, em uma das esquinas da praça da Matriz, com grandes janelas e um simpático quintal.
O Banana da Terra, com ambiente mais elegante, serve pratos que remetem à cozinha caiçara, na qual a fruta que dá nome à casa tem lugar de destaque. Outro na linha sofisticado é o Cafe Paraty, que tem ar de pub e vasto menu, com pratos portugueses e sanduíches, descritos em uma enorme lousa.
Há apresentações de música ao vivo, que podem ser bem boas.

Estrelados
Com uma estrela do "Guia Quatro Rodas", o Hiltinho é um clássico da comida do mar à brasileira, servida em uma casa no centro histórico e em outra na ilha do Algodoal. Na estrada da Graúna, o Le Gite d'Indaiatiba também tem uma estrela do guia com sua culinária francesa feita com ingredientes locais.



THAI BRASIL
Rua Dona Geralda, 345; tel.: 0/xx/ 24/ 3371-0127;
www.thaibrasil.blogspot.com

GALERIA DO ENGENHO
Rua da Lapa, 18;
Tel.: 0/xx/24/3371-1680

PUNTO DIVINO
Praça da Matriz, 129; tel.: 0/xx/
24/3371-1348;
www.paraty.com.br/puntodivino

BANANA DA TERRA
Rua Dr. Samuel da Costa, 198; tel.:
0/xx/24/3371-1725;
www.bananadaterra.com

CAFÉ PARATY
Rua Tenente Francisco Antônio,
253; tel.: 0/xx/24/3371-0128;
www.cafeparaty.com.br.

RESTAURANTE DO HILTINHO
Rua Marechal Deodoro, 233; 0/xx/
24/3371-1432; baía da Preguiça;
ilha do Algodão; tel.: 0/xx/24/
9276-5291;
www.barcoupe.com.

LE GITE D'INDAIATIBA
Estrada da Graúna, Rio-Santos, km
558; tel. 0/xx/24/3371-7174
www.legitedindaiatiba.com.br.


Texto Anterior: Cena Paratiense: Passeio tem ritmo ditado por dois pés-de-moleque
Próximo Texto: Cena Paratiense: Paraty terá seu cinema restaurado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.