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São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

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TV PIRATA

Pegar carona na audiência da concorrência pode acabar em processo

Uso da imagem alheia vira moda nos programas da tarde

RODRIGO RAINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

GERALMENTE, quando a TV fala de si, isso é feito com imagens de programas de sucesso da concorrência. "A Casa É Sua" e "TV Fama" (Rede TV!), por exemplo, levam ao ar quase diariamente cenas congeladas e diálogos de programas da Globo e do SBT. No Carnaval, com a exclusividade da Globo nos desfiles do Rio e de São Paulo, e da Band na folia baiana, a prática se intensificou.
"Ajudamos a dar repercussão aos programas da Globo", diz Ricardo Perez, diretor do "TV Fama", uma das maiores audiências da Rede TV!. "Não cobrimos nossos programas porque o elenco é pequeno. Há outros para mostrar, melhor do que falar do próprio umbigo." "Vivemos do desempenho dos outros. Se alguma novela da Globo emplaca, mostramos seus personagens", afirma, sem constrangimento, Beto Y Pla, diretor do "A Casa É Sua", da mesma emissora. Segundo ele, a Rede TV! tem autorização da concorrente para mostrar as imagens. Os programas da Rede TV! só evitam usar imagens da Record, sua mais forte concorrente. No caso do "TV Fama", cenas de "O Beijo do Vampiro" são evitadas. Motivo: a novela é exibida no mesmo horário. No "Mulheres" (Gazeta), até imagens em movimento de novelas da Record e do SBT são usadas, em quadros como o da(?) comentarista Mama Brusqueta. "Só não levamos material da Globo ao ar, nunca liberam", diz Sandra Barbosa, diretora da atração. Segundo ela, tudo que é mostrado foi devidamente autorizado. "Não roubamos idéias e imagens dos outros, preferimos usar nosso espaço de forma mais inteligente e criativa." O "Melhor da Tarde", da Band, também exibe imagens de outros canais. A emissora, porém, não quis se manifestar sobre a prática.

Outro lado
A Globo considera a exibição de suas imagens pelas concorrentes "apropriação indébita e abusiva do trabalho alheio."
A emissora diz que opta por notificar a empresa rival e encaminhar o caso ao seu departamento jurídico.
Segundo Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, programas que recorrem à pirataria de imagem e de som prejudicam a emissora e se aproveitam de autor, diretor, elenco e de dezenas de profissionais cujo trabalho é levado ao ar sem remuneração. "É ilegal, sempre", afirma ele.
Para Erlanger, o argumento de que a pirataria de imagens promove os programas da concorrência é questionável: "Pode ser que essas exibições sirvam para repercutir a programação e o elenco da TV Globo, mas a emissora prefere respeitar os princípios que regem a relação de trabalho com seus funcionários. Há outras formas de divulgação que não se baseiam no aproveitamento do trabalho dos outros".
O Departamento de Comunicação da Record informou que "libera a exibição de imagens de todos os gêneros de programas para outras empresas, mas sempre com o objetivo jornalístico". A novela "Joana, a Virgem", encerrada na última sexta-feira, foi mostrada por concorrentes na sua reta final.
Imagens do SBT também são cedidas somente para uso jornalístico, com limite de três minutos, de acordo com informações da emissora.
Durante a exibição de "Casa dos Artistas", a partir de outubro de 2001, o canal de Silvio Santos notificou judicialmente a Rede TV! por causa dos programas "TV Fama" e "A Casa É Sua", que mostravam imagens do "reality show" exaustivamente durante a tarde.
A briga esquentou com a instauração de um inquérito policial para apurar eventual violação de direitos autorais, mas as emissoras fizeram acordo.


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