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CAMPANHA
Câmara quer boicote a produtos de anunciantes da baixaria
MARCELO BORTOLOTI
FREE LANCE PARA A FOLHA
PARA tentar conter a apelação em
vários programas da TV brasileira,
só mexendo no bolso dos produtores. É
nisso que acredita a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, que está lançando a campanha nacional "Quem financia a baixaria é contra a cidadania".
O objetivo é incentivar as pessoas a não
consumirem produtos de empresas que
veiculem seus anúncios durante programas considerados "de baixo nível". A
ação vai contar com um site na internet,
que trará a classificação dos programas e
uma lista de empresas patrocinadoras.
A iniciativa foi aprovada na reunião
anual da Comissão de Direitos Humanos
da Câmara e tem apoio de 914 entidades.
"A Comissão tem recebido vários e-mails da população se queixando do nível dos programas de TV. Hoje, a televisão está habituada a programas que desrespeitam e expõem o ser humano ou
que banalizam a violência. Ao invés de
ser um veículo que dissemina a cultura, a
TV tem feito justamente o oposto, e a sociedade já está cansada", diz o deputado
federal Orlando Fantazzini (PT-SP), presidente da comissão.
Na última quarta-feira, houve a primeira reunião para estruturar o andamento da campanha, que será lançada
oficialmente no início de setembro.
Fantazzini disse que a TV Câmara fez
uma pesquisa em Brasília, e 100% dos
entrevistados foram favoráveis à campanha contra a baixaria televisiva.
De acordo com o site "Bluebus", Décio
Vômero, diretor executivo da Abap (Associação Brasileira de Agências de Propaganda), qualificou a iniciativa como
"discutível" e criticou o Congresso por
"se isolar e não pedir a opinião das entidades envolvidas na questão".
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