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Velhos cuidados ainda são essenciais
MÁRVIO DOS ANJOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Os bicombustíveis estão chegando, mas alguns cuidados permanecem iguais. Evitar guiar com
o carro na reserva é um deles.
Nos modelos mais modernos,
que usam bomba elétrica, os combustíveis são utilizados para lubrificar a bomba e manter a temperatura ideal. No caso de quem
dirige sempre com o tanque na
reserva, o desgaste da bomba pode acontecer bem mais cedo.
"Como a bomba se localiza no
fundo do tanque, as impurezas
deixadas por combustível de baixa qualidade são puxadas primeiro, entupindo o bico injetor e causando o travamento da bomba",
afirma Luverci Francisco do
Monte, encarregado da oficina da
Davox, concessionária Volkswagen. "É um conselho que vale para
qualquer carro", diz Monte.
Se, em carros a gasolina e a álcool, é contra-indicado rodar
com o tanque na reserva devido à
sobrecarga da bomba, nos a gás e
a gasolina essa recomendação
também é útil, apesar de haver independência do sistema de gás.
É necessário manter um pouco
de gasolina no tanque porque, na
ignição, a bomba automaticamente começa a funcionar, mandando combustível para o motor.
"Ração"
"Quando não há gasolina, ela fica funcionando constantemente a
seco", diz João Alvarez Filho, gerente-executivo de motor e transmissão da Volkswagen. Isso força
uma troca prematura da peça. Em
modelos como o Fiat Mille, isso
pode custar mais de R$ 400.
Alguns dos dispositivos de conversão a gás conseguem interromper o funcionamento da
bomba, que passa a ser submetida
a outro problema: imersa no tanque, ela acumula os resíduos deixados pela deterioração natural
do combustível não utilizado.
A oxidação da gasolina no tanque e nas tubulações enquanto se
usa o gás é um descuido frequente. O combustível armazenado
perde a validade e cria borras.
"É o mesmo que acontece quando você viaja e deixa seu carro parado na garagem por um mês",
afirma Carlos Henrique Ferreira,
assessor técnico da Fiat.
Enquanto os engenheiros não
vêem necessidade de uma "ração"
diária de combustível, mecânicos
das revendas recomendam que se
rode pelo menos uma vez por semana com combustível líquido.
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