|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Quase iguais, "irmãos" diferem no desempenho
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Não é porque dois modelos diferentes usam o mesmo motor que eles apresentam o mesmo desempenho. O Peugeot 206, por exemplo, chega aos
100 km/h 1,5s antes que o Renault Clio -15,55s ante 17,05s.
Segundo a Renault, vários fatores podem interferir no desempenho: peso, relação de marcha e de diferencial, pneu, mapeamento do motor e Cx,
que indica o coeficiente aerodinâmico do modelo. No entanto
a montadora não aponta qual deles seria o verdadeiro responsável pela diferença.
Para Roger Guilherme, da Volkswagen, é natural que o Polo tenha se saído melhor nas provas de desempenho do teste Folha-Mauá. "Ele é mais leve, e
a força na roda tende a ser maior porque sua relação final
de transmissão é mais curta."
Porém Guilherme estranha o
nível de ruído registrado pelos
modelos: 63 dBA no Polo e 71
dBA no Golf, ambos a 80 km/h
e com os vidros fechados. "O
Golf deveria ser mais silencioso", acredita.
Com 241 quilos a mais que o
Peugeot 206, o 307 precisa de
1,36s extra para alcançar os 100
km/h. Na retomada de 40 para
80 km/h, requer 11,91s, contra
7,19s do "irmão caçula".
Eles dividem com o Citroën
Xsara o propulsor 1.6 que deve
ser usado pelo futuro nacional
C3, também da Citroën.
Já o Chevrolet Celta se mostrou um pouco mais econômico que o Corsa hatchback. Na cidade, roda 12,9 km com um litro de gasolina, enquanto a
média do Corsa é de 11,6 km/l.
Texto Anterior: Crise: Custo impõe motor único a vários carros Próximo Texto: Duas rodas: XT 600E, da Yamaha, encara asfalto e terra Índice
|