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Chevrolet e Citroën trazem itens como bancos adicionais e ar traseiro
Zafira e Picasso lideram comodidade
DA REDAÇÃO
Provavelmente o que mais interessa aos compradores típicos de
minivans não é exatamente o desempenho, mas o espaço e a comodidade. Há muitos empates
nesses quesitos entre as três concorrentes, porque os equipamentos de conveniência são similares:
mesinhas tipo avião para os passageiros de trás, porta-objetos espalhados até em fundos falsos e
computador de bordo.
A Scénic perde nas alternativas
de comodidade: a versão Privilège
com câmbio manual não oferece
bancos ou volante com acabamento em couro e não apresenta
diferenciais, como as outras duas.
Uma vantagem da Zafira são os
dois bancos adicionais, que ficam
totalmente rebaixados no porta-malas (sem ocupar espaço quando não são usados), o que permite
levar sete passageiros. Ela ainda
tem controle de velocidade de
cruzeiro ("piloto automático").
Na Picasso, o destaque fica para
o ar-condicionado traseiro independente (não é só um receptor
do ar da frente) e para o sensor de
estacionamento (apita quando a
traseira chega perto de um obstáculo, o que ajuda nas balizas).
Concorrência
De acordo com os números divulgados pelas montadoras, a Picasso tem o maior porta-malas:
2.128 litros (considerando todos
os bancos rebaixados, menos o do
motorista). A Scénic tem capacidade máxima de 1.800 litros, e a
Zafira, de 1.700 litros.
Nos últimos três meses, ganhou
novos contornos a disputa pelo
mercado de minivans. Duas das
três principais concorrentes apresentaram novidades: a Zafira (a
última do segmento em vendas
em 2003, com 10.329 unidades)
tem, desde o mês passado, uma
versão bicombustível e automática -é o primeiro automóvel nacional com essa configuração.
Um pouco antes, em fevereiro, a
Picasso 2.0 (segunda posição,
com 11.171 vendidas em 2003) ganhou potência, com 20 cv (cavalos) a mais, indo de 118 cv para 138
cv. A líder de vendas Renault Scénic (12.953 unidades em 2003)
não recebeu alterações no motor.
Consumo
O teste Folha-Mauá mostra que
a Scénic, além de mais ágil, é também a mais econômica. No uso
urbano, ela atinge 10,4 km/l. Na
estrada, bate em 15,2 km/l. A Zafira é a mais gastadora: na cidade,
faz 8,1 km/l (gasolina) ou 6,4 km/l
(álcool), enquanto, na estrada,
percorre 12,7 km/l (gasolina) ou
9,3 km/l (álcool).
A Picasso faz 9,5 km/l na cidade
e 14,5 km/l na estrada.
Uma curiosidade: apesar dos
20 cv a mais, a Citroën não ganhou quase nada em aceleração e
até perdeu em retomadas, em
comparação com teste de 2001.
Ela fazia de 0 a 100 km/h em
10,89s. Agora faz em 10,87s. A retomada de 80 a 120 km/h consumia 11,71s. Agora, são 12,12s.
A Citroën diz que o ganho foi de
velocidade e economia. A máxima passou de 203 km/h para
212 km/h, e o carro está gastando
em média 15% menos.
(APF)
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