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Das estrangeiras, só Mercedes traz novidade
DO ENVIADO ESPECIAL
Não é recomendável cantar de
galo no quintal alheio. As montadoras "gaijins" procuraram seguir o ditado. Limitaram-se a colocar pela primeira vez diante de
olhos puxados modelos que já haviam sido exibidos em salões anteriores, principalmente o de
Frankfurt, no mês passado.
A única exceção foi a Mercedes-Benz. Quando se esperava que tivesse queimado seu melhor cartucho (o esportivo SLR McLaren)
no salão alemão, a fábrica mostrou que tinha um ás na manga: o
conceito F 500 Mind. Além do design inovador, o carro tem aceleração e frenagem eletrônicas e visão noturna -sistema que ilumina escuridões a até 150 m.
Ainda pela esquadra alemã, a
BMW levou a Tóquio o novo Série 6, a Audi exibiu o jipão Pikes
Peak (que debutou em Detroit,
em janeiro) e o esportivo Le
Mans, e a Volkswagen embelezou
seu estande com o conceito R.
Pelo lado francês, a única estréia
mundial é invisível do lado de fora. Trata-se do Citroën C3 Hermès, que teve seu acabamento interior projetado por designers da
casa de estilo que batiza o modelo.
No mais, os gauleses tentaram
seduzir os japoneses promovendo a estréia asiática de conceitos
como o utilitário esportivo Renault Be Bop e o Peugeot 407 Elixir, leitura do substituto do 406.
Itália
Os italianos parecem ter levado
pouco a sério o evento asiático.
Na maioria, exibiram de maneira
desapaixonada modelos com design conhecido. Assim foi na
Lamborghini, na Maserati e na
Ferrari.
Pior ocorreu na Fiat, que provocou poucas paradas de interessados na frota que a empresa levou a
Tóquio: dois Punto e uma Multipla. Isso foi em parte compensado
pela vizinha Alfa Romeo, que ostentou orgulhosa os esportivos 8C
Competizione e o GT, com design
do estúdio Bertone.
Também fez por merecer destaque a Ford, que tirou a cortina de
uma versão do Fiesta preparada
especialmente para enfrentar intempéries em ralis.
(EF)
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