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ABS reduz em 57% o espaço de frenagem
Honda Hornet, de R$ 33.137, é a 1ª nacional com sistema antitravamento, até então exclusivo de BMW de R$ 70 mil
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Cerca de 40% dos acidentes
em estradas são causados pelo travamento das rodas de
um carro. O dado, resultado de uma pesquisa realizada, em 2007, pela entidade que representa
as seguradoras alemãs, é ainda mais
preocupante em
países como o
Brasil, em que
apenas 11% dos
carros têm
freios com ABS
(sistema antitravamento).
A venda de
motos com
ABS é ainda
menor, especialmente se
levado em conta que muitas
são usadas como transporte
de baixo custo.
Há um único
modelo nacional
com o equipamento, a Honda
CB 600 F Hornet,
de R$ 33.137, lançada em abril.
Mesmo fabricando
modelos com ABS há
três anos em outros países, a Yamaha declarou
que não tem previsão de
quando fará o mesmo no
Brasil. Segundo a empresa, que
não chega nem a importar motos com o sistema, a procura
por ABS no mercado brasileiro
ainda é muito pequena. A Suzuki segue o mesmo caminho.
Geralmente, o ABS é encontrado apenas em motos topo de
linha, como a BMW R 1200 GS.
Ela parte de R$ 59,9 mil e, com
o ABS, custa mais R$ 10 mil.
Mesmo assim, teve 313 unidades vendidas neste ano, e a
maioria com o sistema. Nas
ruas, já há 1.244 Hornet, de
R$ 30.837, mas o freio não trava em apenas 259 delas -o preço sobe para R$ 33.137.
Funcionamento
Para produzir o novo modelo, a Honda encomendou testes
sobre o ABS e descobriu que,
em motos (inclusive de outras
marcas, dirigidas por pilotos
comuns em pisos de pouca aderência), o sistema ABS reduz o
espaço de frenagem em 57%.
"Os mais experientes, que
conseguem balancear o uso dos
freios traseiro e dianteiro, podem ter espaço de frenagem
menor sem ABS em terrenos
com boa aderência", diz o engenheiro Alfredo Guedes, da
Honda. "Mas, com ABS, o piloto não perde o controle da moto, evitando tombamentos e
tendo um melhor desempenho
caso precise desviar de um obstáculo durante a frenagem."
O ABS é acionado quando o
módulo eletrônico identifica
que uma das rodas está com velocidade mais baixa que a outra.
O sistema reduz a pressão no
circuito do freio da roda prestes
a travar. Quando ela volta a
atingir mais velocidade, o modulador volta a prender a roda e
segue assim alternadamente.
"Tudo acontece em milésimos de segundo, as válvulas
abrem e fecham repetidamente. É como se a pastilha ficasse
beliscando o disco de freio. O
ciclo de pressão [freia-não-freia] repete-se várias vezes até
parar a moto, sem que ocorra o
travamento das rodas."
Na Honda, ainda há o CBS
(em inglês, sistema de controle
de freios), que aciona também o
freio dianteiro mesmo se o piloto aciona apenas o pedal.
(RICARDO RIBEIRO)
ABS FUNCIONA
COM RODAS EM
VELOCIDADE
DIFERENTE
Após notar a diferença,
o módulo eletrônico
reduz a pressão no
circuito do freio da
roda prestes a travar.
Quando ela recupera o
"fôlego", o modulador
prende a roda e segue
nesse movimento
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