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HATCH
Modelo deixa de vir da França para ser feito em Buenos Aires, ganha opção de câmbio automático e preço cai até 7%
Agora argentino, 307 fica mais barato
DO ENVIADO ESPECIAL A BÚZIOS (RJ)
O Peugeot 307 mudou de nacionalidade. Ao deixar de ser importado da França para ser produzido na Argentina, o hatchback ficou até 7% mais barato, ganhou
opção de câmbio automático e
suas versões passam a ter a mesma nomenclatura das do 206.
Batizada de Presence, a versão
de entrada custa R$ 43.950, contra
os R$ 47.300 da Soleil. Não há mágica: não é preciso pagar o imposto de importação de 35%, e o 307
perdeu computador de bordo, toca-CDs e vidros "one touch". Porém continua vindo com ar-condicionado, freios ABS (antitravamento), airbag duplo e trava e vidros dianteiros elétricos.
O Presence Pack, de R$ 45.950,
incorpora vidros traseiros elétricos e novas calotas. Os retrovisores, que aqui são elétricos, e as
maçanetas são pintados na cor do
veículo. Essas duas versões de
acabamento são equipadas com
motor 1.6, de 110 cv (cavalos) e
14,7 kgfm de torque (força), produzido em Porto Real (RJ).
O 307 argentino chega às concessionárias no dia 13. A expectativa da Peugeot é dobrar as vendas
do modelo, ou seja, passar de 250
para 500 carros emplacados por
mês. "Nosso desafio é transformar o potencial do veículo em
vendas", diz o presidente da montadora, Bruno Grundeler.
Automático
O propulsor 2.0, com 138 cv e
19,4 kgfm, conta com um novo
parceiro. A partir de agora, o 307
pode ser equipado com transmissão automática com opção de trocas manuais. Até então, entre os
médios, só Audi A3 e Volkswagen
Golf ofereciam essa opção.
A caixa é preparada para corrigir possíveis erros do motorista. O
software impede que seja engatada uma marcha no giro inapropriado, aumentando também a
vida útil do equipamento. Quem
quiser dar folga ao pé esquerdo
precisa pagar R$ 4.750 a mais.
O motor 2.0 -que deve representar metade das vendas- está
disponível em duas versões: Feline (R$ 50.650) e Rallye, que custará R$ 51.750. O preço do Rallye
francês era R$ 55 mil, no entanto
o nível de equipamentos permanece o mesmo, o que inclui retrovisores rebatíveis eletricamente.
A Peugeot investiu 50 milhões
na fábrica de Buenos Aires com a
preocupação de manter a qualidade de seu hatchback. Além disso, deixou a suspensão mais macia e reduziu o nível de ruídos,
duas reclamações constantes dos
consumidores brasileiros. No total, foram melhorados 40 itens.
A 307 SW continuará sendo trazida da França e contará com a
transmissão automática a partir
de julho. Nesse modelo, deve ser a
opção de 80% dos consumidores.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
José Augusto Amorim viajou a convite
da Peugeot do Brasil
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