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Nos corredores da 'perdição'
Veja as dificuldades enfrentadas pelos consumidores para circular em quatro shoppings de estilos diferentes
O que atrapalha a orientação
>> Escadas rolantes para subir
e descer distantes umas
das outras
>> Elevadores escondidos
>> Mapa do andar sem indicação
de 'você está aqui'
>> Corredores escondidos em
anexos novos dos shoppings
>> Funcionários que não
sabem dar orientações
>> Estacionamento sem indicações
de números e letras
nos pilares, para ajudar a
pessoa a encontrar o carro
>> Placas redundantes, posicionadas
só muito perto do
que estão indicando
Saiba como foram as visitas
A reportagem percorreu os
shoppings Iguatemi, Interlagos,
Pátio Higienópolis e
Morumbi com o arquiteto
Carlos Faggin, no início de
junho. Cada visita durou, em
média, uma hora e meia. No
Iguatemi, Pátio Higienópolis
e Morumbi, foi feita uma segunda
visita, sem o arquiteto,
para avaliar estacionamentos.
O percurso seguido foi
sempre de cima para baixo.
No Interlagos, térreo, a visita
seguiu o traçado a partir da
entrada principal. Os mapas
foram procurados em todos,
para avaliar sua posição e
a indicação de informações
básicas (saídas, banheiros,
fraldários, diretório e posição
de onde se lê o mapa).
Funcionários dos shoppings
foram consultados sobre a localização
de lojas ou serviços,
para testar a confiabilidade
das informações passadas.
Placas de orientação foram
procuradas e seguidas para
avaliar sua precisão.
O traçado dos corredores, a
presença de luz natural e a
existência de um ponto central
que facilitasse a orientação
também foram avaliados.
A sinalização dos estacionamentos
foi testada por meio
do uso das vagas nos shoppings.
A facilidade de voltar
ao carro pelo mesmo caminho
usado para entrar no
shopping foi checada, assim
como a existência de letras e
números nos pilares.
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