Será apresentado no Simpósio Internacional de
Engenharia Automotiva o projeto de instalação
nos automóveis do sistema denominado E-call (chamada
de emergência). "É uma caixa preta que informa
imediatamente a uma central que houve um acidente. A central
repassa a informação ao órgão
competente e este providenciará o socorro'', diz Ricardo
Takahira, engenheiro da Magneti Marelli, empresa que já
produz o sistema na Europa, onde a instalação
nos carros será obrigatória a partir de 2010.
O sistema reconhece o acidente por ser conectado a equipamentos
como air bag (que dispara quando ocorre acidente) e sensor
inercial (corta a alimentação da bomba de combustível).
O software repassa a informação por meio de
GPS de navegadores e GSM de celulares.
Segundo Takahira, o E-call utiliza a mesma tecnologia que
será adotada para a instalação de dispositivos
de localização que serão obrigatórios
nos carros brasileiros a partir de 2008, o que pode reduzir
o custo de instalação. O E-call, reforça
o engenheiro, não vai evitar o acidente, mas o socorro
rápido pode diminuir mortes e seqüelas.
No Brasil, os custos anuais de acidentes de trânsito
são estimados em R$ 28 bilhões. Os dados apontam
para 34 mil mortes ao ano, 100 mil pessoas com deficiências
temporárias ou permanentes e 400 mil feridos.
Na Europa, onde há transporte público eficaz
e os carros são mais seguros, 45 mil pessoas morrem
ao ano em acidentes. ''Em 1990 eram 70 mil mortes, mas há
compromisso dos governos em adotar medidas para reduzir o
índice à metade até 2010'', diz Mariana.
Veja a matéria na íntegra:
Frota
cresce, mas infra-estrutura não
O Estado de S.Paulo.
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