Estudantes
da 8ª série do ensino fundamental e do 3º
ano do ensino médio têm o pior resultado em português
e matemática desde 1995
São Paulo foi o Estado
onde as médias mais caíram nas provas de 8ª
série de 95 a 2005. No ensino médio, foi o segundo
pior em português
O resultado de duas avaliações do ensino brasileiro,
divulgado ontem pelo Ministério da Educação,
indica piora no desempenho de alunos do ensino médio
e expõe a dificuldade em melhorar a qualidade da educação
nos últimos dez anos.
O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica), aplicado em 2005, que testa conhecimentos
de português e matemática em estudantes da 4ª
série e da 8ª série do ensino fundamental
e da 3ª série do ensino médio, revela os
mais baixos índices de rendimento entre esses alunos
desde 95.
São Paulo foi o Estado onde as médias mais caíram
nas provas de 8ª série de 95 a 2005. Nas provas
do ensino médio, foi o segundo Estado que mais piorou
em português e o terceiro, em matemática.
Criado como mecanismo para mensurar o desempenho dos alunos
ao longo do tempo, o Saeb é aplicado a cada dois anos.
Em 2005, foram avaliados 194.822 alunos de 5.940 escolas públicas
e particulares.
Ao se comparar os índices atuais aos de 2003 nota-se
queda de rendimento de 9,1 pontos na média de português
e 7,4 pontos na de matemática, em escala de 0 a 500.
Em 2005, a média do 3º ano do ensino médio
foi de 257,6 em português e 271,3 em matemática.
Foram anunciados também os dados do Enem (Exame Nacional
do Ensino Médio) de 2006, que igualmente indica queda
de rendimento entre os estudantes do ensino médio comparado
ao do ano anterior. O exame é aplicado desde 1998,
de forma voluntária. Pode ser feito por alunos que
estão concluindo o ensino médio ou por aqueles
que já concluíram.
Em sua primeira edição, cerca de 115 mil alunos
participaram. Na última, foram 2,78 milhões.
O grande aumento se deve ao fato de que as notas são
usadas como base para bolsas do Prouni (Programa Universidade
para Todos).
A média das notas na prova objetiva caiu de 39,4, em
2005, para 36,9 em 2006. Já na redação,
a média caiu de 55,96 para 52,08. A nota máxima
em ambas as provas é 100.
Mais alunos
Para Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, o instituto de
pesquisas do MEC responsável pela avaliação,
uma das explicações para a piora do rendimento
dos estudantes do ensino médio é o aumento do
número de alunos no final da década de 90, já
no governo FHC.
"A queda no rendimento é um efeito da expansão
do ensino, que também aconteceu nos anos 60 nos Estados
Unidos."
Fernandes diz que essa piora já pôde ser notada
em 1999. Naquele ano, os alunos da 4ª série tiveram
uma grande queda em relação à 1997. As
notas caíram de 186,5 para 170,7 em português.
Em matemática, elas caíram de 190,8 para 181,0.
No ensino fundamental, os estudantes da 4ª série
apresentaram o melhor rendimento desde 99. De 2003 para 2005,
houve um salto de 169,4 para 172,3 na média de português
e de 177,1 para 182,4 na de matemática. Na 8ª
série, a média de português variou negativamente
em só 0,1 ponto -de 232,0 para 231,9-, e a de matemática
caiu de 245 para 239,5.
As notas do Saeb representam o nível de conhecimento
de cada aluno. Assim, os alunos da 4ª série devem
ter notas menores que os da 8ª, e os da 8ª, menores
que os da 3ª série do ensino médio.
A prática mostra a debilidade do ensino médio
atual. Ao analisar o desempenho dos alunos no decorrer dos
anos, percebe-se que, em 1995, os alunos da 8ª série
do ensino fundamental tiveram média de 256,1 pontos
em português. Em 2005, a média na matéria
dos alunos do ensino médio é de 257,6.
O MEC anunciou ainda redução de 0,9% -de 56.471.787
para 55.942.047- no número de matriculas em 2006, comparado
ao Censo de 2005.
Felipe Seligman
Folha de S.Paulo.
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