A
Escola de Administração de Empresas da Universidade Harvard
(Harvard Business School) encerrou na semana passada a primeira
campanha de capitalização de seus 98 anos, com um total arrecadado
de quase US$ 600 milhões a maior soma já levantada por uma
escola de administração.
A soma, que
superou a meta de US$ 500 milhões, será destinado a um aumento
na assistência financeira a estudantes, ao recrutamento e
aperfeiçoamento de professores, a iniciativas de tecnologia
e a melhoras nos centros mundiais de pesquisa. "Verbas desse
porte permitem que realizemos investimentos críticos em nossos
programas de pesquisa e ensino", disse Jay Light, que assumiu
como diretor-interino da Escola de Administração de Empresas
depois da renúncia de Kim Clark, no terceiro trimestre do
ano passado.
Parte do
dinheiro será empregado para reformar a biblioteca e financiar
projetos de construção no campus da escola em Boston, que
tem área de 161 mil m2.
Trata-se
da primeira campanha de capitalização da instituição, ainda
que ela promova campanhas anuais de doação de fundos. Mais
de 22 mil ex-alunos, cerca de 1/3 dos formados em administração
de empresas e educação executiva pela escola, contribuíram.
Rae Goldsmith,
vice-presidente do Conselho pelo Progresso e Apoio à Educação,
uma associação privada de arrecadação de fundos educativos,
diz que a campanha de capitalização teve características incomuns,
já que em geral esse tipo de campanha é promovido pelas universidades
como um todo, não por suas escolas separadamente. "É incomum
que uma escola integrada a uma universidade seja capaz de
obter esse nível de apoio", afirmou. No entanto, as escolas
de administração de empresas vêm com cada vez mais freqüência
arrecadando fundos em separado das suas universidades. Em
2003, a Escola Wharton de Administração de Empresas da Universidade
da Pensilvânia anunciou o encerramento de sua campanha de
capitalização depois de arrecadar US$ 425 milhões.
A maior parte
dos especialistas em arrecadação de fundos se declararam impressionados
com o montante arrecadado pela escola de Harvard em sua campanha
de três anos de duração.
Do montante
arrecado na campanha de Harvard, cerca de US$ 440 milhões
foram destinados ao fundo geral da Escola de Administração
de Empresas, composto por mais de 800 fundos individuais cujo
valor ultrapassa os US$ 2,1 bilhões. O dinheiro é investido
em conjunto com o fundo geral da Universidade Harvard, estimado
em cerca de US$ 26 bilhões e administrado pela Harvard Management
Company. A escola de administração de empresas tem orçamento
anual de US$ 330 milhões, independente do orçamento da Universidade
Harvard.
REBECCA KNIGHT
da Folha de S.Paulo
|