Marina
Rosenfeld
Karina Costa (colaboração)
especial para o GD
Um estudo recém-divulgado pela Unicamp (Universidade
Estadual de Campinas) revelou que o uso de computadores para
fazer tarefas escolares pode prejudicar o desempenho dos alunos.
A situação se agrava ainda mais entre os alunos
mais pobres e mais jovens. De acordo com o levantamento, aqueles
com menor condição financeira e que afirmaram
usar raramente o computador obtiveram notas piores do que
as dos que nunca o usaram, com uma diferença média
de 25 pontos em português e 15 pontos em matemática.
Essa diferença nas notas foi ainda maior entre os alunos
que disseram usar sempre o computador.
Entre os que declararam usar freqüentemente o computador,
independentemente da classe social, o desempenho foi sempre
pior do que o daqueles que nunca o usaram.
A pesquisa constata apenas estatisticamente que os alunos
que sempre usam o computador para suas tarefas têm o
pior desempenho escolar. Não há, no entanto,
explicações sobre a razão de o uso dessa
ferramenta piorar as notas e sobre ser mais perceptível
esse efeito entre crianças de classes sociais mais
baixas. Veja mais informações: Computador
demais piora nota de alunos.
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