Marina
Rosenfeld
especial para o GD
Cerca de 170 jovens de todo o mundo, filhos de funcionários
da Degussa, empresa química, já viajaram para países estrangeiros
em intercâmbio cultural. Só no Brasil, em 2005, 13 estudantes
visitaram a Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e França. A
empresa, sediada na Alemanha, dá a oportunidade para que adolescentes
entre 14 e 18 anos passem de duas a três semana na residência
de um colaborador da companhia em qualquer um dos 50 países
onde a Degussa atua.
“Orientação multinacional é um dos nossos pontos mais fortes.
Esse programa oferece aos jovens a oportunidade de ter uma
experiência internacional muito cedo em suas vidas. Aprendem
algo que se tornará indispensável no futuro, ficam abertos
a diferentes culturas e se sentem confortáveis no ambiente
internacional”, diz Utz-Hellmuth Felcht, CEO da Degussa.
Para ingressar no programa, os participantes devem ser filhos
de funcionários, independente do cargo que os pais ocupam,
ter conhecimento básico do idioma inglês, apresentar boas
condições de saúde e possuir maturidade suficiente para enfrentar
o desafio de viajar sozinho para outro país. Outra regra é
que as famílias que aderirem ao programa devem também devem
receber jovens de outros países em suas casas. “Esta é uma
boa experiência para os filhos dos colaboradores, além de
promover a integração entre o Brasil e as unidades da Degussa
no mundo”, afirma Peter Nagler, presidente da empresa no Brasil.
Toda a despesa com passagens e seguro internacional de saúde
durante a viagem é subsidiada pela empresa e o intercâmbio
acontece durante o período de férias.
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