HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
22/09/2005
Pessoas com deficiência auditiva ganham telefone público especial

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

Recentemente foi instalado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Guarulhos, na Grande São Paulo, um aparelho de telefone especialmente adaptado para pessoas com deficiência auditiva.

O aparelho fica próximo a um telefone público convencional e possui um teclado de computador e um visor através do qual a pessoa pode conversar com o seu interlocutor. Quem está do outro lado da linha pode usar um telefone convencional. Para que o sistema funcione basta o deficiente auditivo discar o número 142 que liga numa Central de Intermediação. A central começa, então, a passar por escrito no visor as informações. O sistema também permite a comunicação entre dois deficientes auditivos, desde que cada um deles utilize um telefone especial.

“A instalação desse aparelho vai ajudar a quebrar barreiras de comunicação, possibilitando a integração desse público com a sociedade”, afirma a chefe de seção administrativa da biblioteca, Conceição Medeiros.

A adoção do equipamento faz parte da política de inclusão social da Prefeitura de Guarulhos. Atualmente, 1.500 professores da rede municipal conhecem LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a intenção é que cada biblioteca pública possua um funcionário capacitado para atender pessoas com deficiência auditiva.

O aparelho não representou nenhum custo para a Prefeitura por estar previsto no decreto federal 4.769/2003, que criou o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Pelo decreto, a partir de janeiro de 2006, as empresas telefônicas deverão garantir que pelo menos 2% dos telefones de uso público estejam adaptados para as pessoas com necessidades especiais. A instalação dos aparelhos também é gratuita.

   

NOTÍCIAS ANteriores
22/09/2005
Mais de 60% das empresas mantêm programas de qualidade de vida
22/09/2005
Restaurantes sorocabanos poderão ter que discriminar propriedade dos alimentos servidos
21 /09/2005
Banco dá assessoria psicológica, financeira e jurídica 24 horas por dia
20 /09/2005
Dieese divulga em pesquisa a dificuldade de trabalho da população jovem
19/09/2005
Jornalistas do The New York Times ganham função extra
16/09/2005
Pais negligentes, filhos depressivos
15 /09/2005
A melhor semana para a educação política brasileira
14 /09/2005
Serasa é única empresa com certificado de acessibilidade para deficientes
13 /09/2005
Brasil é ruim para fazer negócios, diz Bird