da
Redação
Relatórios da Universidade de Nova Orleans, EUA, apontaram
um novo comportamento das crianças norte-americanas: elas
não brincam mais durante os recreios. Não pelo menos de jogos
como pega-pega, esconde-esconde e outras atividades físicas
que envolvem o contato social. Isso porque 40% dos alunos
das escolas de ensino fundamental e médio estão optando ficar
nos laboratórios de informática, interagindo com o computador,
do que com seus colegas.
O curioso é que, ainda que os gastos com tecnologia nas escolas
tiveram um aumento de mais de 300% entre 1990 e 2000, segundo
o Departamento de Educação dos EUA, as pesquisas não indicaram
uma melhora no aprendizado. Pelo contrário. Pesquisa recente
da Universidade de Munique, com 174 estudantes de 31 países,
revelou que os alunos que fazem uso freqüente do computador
apresentam resultados acadêmicos piores do que aqueles que
o usam pouco ou não usam. Um dos motivos para esse fenômeno,
segundo os promotores de tecnologias, é que o computador é
somente mais uma ferramenta de aprendizado, que não ensina
o estudante a aprender.
|