Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
10/06/2008

Carona entra na sala de aula e no mundo corporativo

 

Erika Vieira

Já comum na Europa, a prática de pegar e dar carona parece começar a fazer adeptos no Brasil. Preocupados com a redução da poluição e com a melhora do trânsito, estudantes e empresários estão compartilhando o mesmo carro durante os horários de pico.

Na zona sul da cidade de São Paulo, um grupo de mães de alunos do Colégio Augusto Laranja organizam um rodízio diário para levarem os filhos até a escola. Moradoras do mesmo condomínio elas se revezam, umas levam enquanto outras buscam. A iniciativa começou por parte da própria escola que abriu uma lista para inscrever os pais com interesse em compartilhar da carona solidária.

”A necessidade de estimular a carona surgiu por causa do rodízio municipal e também pela questão da preservação ambiental”, diz a diretora Arlete Laranja. Há três anos a iniciativa integra o dia-a-dia dessas famílias, que hoje já se organizam espontaneamente.

As vantagens, segundo as mães, são que os filhos ficam mais integrados com os amigos, contribuem para a redução de gás carbônico, para a diminuição do número de carros na rua, além, de ficarem com mais tempo livre para cuidarem de suas atividades pessoais.

Carona corporativa
No mundo coorporativo a carona também está se tornando popular. O site Projeto MelhorAr começou, nesta segunda-feira, a cadastrar empresas que queiram disseminar a cultura de compartilhar carros entre seus funcionários. A escolha deste público se deu em função do horário de pico ser durante o período que as pessoas estão entrando e saindo do trabalho.

A idéia surgiu com o publicitário Lincoln Paiva. “No ano passado morei em Portugal e vi que cerca de mil pessoas participam de iniciativas assim.” Como a realidade do europeu é diferente da do brasileiro, ele decidiu primeiro divulgar a prática dentro de grupos da mesma empresa, para depois partir para uma segunda etapa aberta a um público maior. Assim, o participante sentirá mais segurança em dividir o transporte com uma pessoa não tão desconhecida.

O interessado acessa o site usando o login da empresa e preenche uma ficha de perfil. Na ficha coloca dados sobre o trajeto que faz, que tipo de carro tem e também responde perguntas pessoais, como que tipo de música ouve, assim, um “amigo” parecido pode ser encontrado.

Uma calculadora ambiental é disponibilizada para que o usuário saiba o quanto de CO2 está deixando de emitir ao dividir um meio de transporte. E também uma calculadora financeira faz a conta de qual valor cada passageiro deve contribuir com o dono do carro.


Link relacionado:
Comece a pedir e dar carona


Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
09/06/2008 Máquina de CD no metrô
06/06/2008
Paulistanos são os maiores freqüentadores de museus do Brasil
03/06/2008 Professora desperta a vontade de aprender em Sandra Corveloni
02/06/2008
Onda de empregos
30/05/2008 São Paulo está preparada para receber público de luxo
29/05/2008
Vizinha ao Municipal, praça das Artes sai do papel no 2º semestre
27/05/2008
Melhor escola estadual no Enem está na 913ª posição
26/05/2008
Indústria Criativa
23/05/2008 Entrada livre
22/05/2008
Casa Cor explora dificuldade sensorial e motora
Mais matérias