Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
12/03/2008

SP vai relançar projeto de carona solidária

 

Diante do novo recorde de congestionamento em São Paulo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente deve repaginar o Transporte Solidário, aposentado há dez anos. Trata-se de um site seguro, no qual os motoristas podem cadastrar origem, destino, horários, hábitos -como "fumante"- e combinar caronas regulares.

O programa, criado em 1997 com o rodízio, ficou sem verba em 1998, quando o rodízio foi municipalizado. Na época, a internet não era tão difundida e empresas, escolas e condomínios interessados deviam baixar um software para que funcionários, pais de alunos ou vizinhos fizessem os seus cadastros na página.

De acordo com a autora do projeto, Maria de Lourdes Rocha Freire, foram feitos 30 mil downloads. Hoje, ela é coordenadora de Educação Ambiental da mesma pasta e pretende relançar o programa modernizado. Mas ainda não há prazo para o início. "Agora, temos recursos e acesso para alcançar muito mais gente", disse ela.

Ontem, ela apresentou a proposta. "Observando-se as filas de automóveis, vê-se que é um congestionamento de bancos vazios", escreveu a superiores e a parceiros.

Segundo Maria de Lourdes, o projeto de educação não corre o mesmo risco do de 1997. "A educação ambiental tem verba por decreto, não corremos o risco de perder de um ano para o outro", afirmou.

O consultor em transportes Adriano Branco diz acreditar que o Transporte Solidário "não resolve", mas atenua o problema do congestionamento. "Antes, as pessoas não se importavam com isso. Cada um queria resolver o seu problema, mas agora o trânsito chegou a um ponto em que idéias assim estão sendo mais aceitas."

Para ele, a solução é o investimento em transporte público, que levará mais tempo. "Isto para médio prazo, mas o problema é emergencial, então, tudo vale", disse Branco.

Cinthia Rodrigues
Folha de S.Paulo

Links relacionados:

Carona inteligente
Estudantes criam sistema de carona on-line em SP


Estudantes adotam ‘lotação particular’
Os ônibus retidos no congestionamento da avenida Paulista têm provocado reclamações de quem depende do transporte público nos bairros em torno da via. Alunos da PUC, cansados de esperar pelos coletivos para descer da avenida Doutor Arnaldo até a universidade, que fica em Perdizes, improvisam grupos e “racham” a corrida de táxi, que custa R$ 8.

Do ponto de ônibus, Renato Gimenez, Juliana Toneli, Camila Nunes e Diana Içai migraram para a parada de táxi para não chegar ainda mais atrasados à aula. “Ultimamente, pego mais táxi que ônibus”, diz Renato, estudante de direito.
Veja essa matéria na íntegra.


Jornal Destak


Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
11/03/2008
20% dos automóveis em São Paulo são piratas
07/03/2008
DJ ecológico
06/03/2008
São Paulo acaba de ganhar mais uma praça
04/03/2008
Movimento pede a prefeito que não abandone a administração da cidade
de SP

03/03/2008
USP tem uma das piores avaliações do ar na região metropolitana
29/02/2008
Genoma é tema de nova megaexposição
28/02/2008 Cinco estrelas
26/02/2008 Alunos aprenderão ciências no Museu da Criança
22/02/2008
Mais dinheiro para a linha Lilás do metrô
21/02/2008
Desapropriação e incentivo fiscal para a Nova Luz
Mais matérias