|
Está
saindo até o final do mês um selo de qualidade,
conferido pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)
para as empresas de motofrete ou diretamente para os motoboys.
Para ganhar o certificado, que não é obrigatório,
questões sobre segurança terão de ser
respondidas. Estão previstas auditorias permanentes.
Empresas que não usarem esse selo na hora de fazer
suas entregas podem jogar no lixo qualquer pretensão
de se apresentarem como socialmente responsáveis -afinal
serão cúmplices do morticínio de jovens.
Diariamente, na cidade de São
Paulo, um motociclista morre e outros 25 são feridos,
muitos deles obrigados a se submeter a várias cirurgias
e dolorosos tratamentos. A maioria torna-se inválida.
Na capital paulista existem 150 mil motoboys percorrendo,
em média, 100 km por dia, numa carga horária
de dez horas. Como recebem por encomenda entregue, quanto
mais correm, mais ganham. As empresas não se interessam
em saber das condições em que são levadas
suas encomendas. Desde que cheguem, tudo bem. As autoridades
não se sentem aptas para fiscalizar. Para os cidadãos
comuns, o motoboy não é mais do que uma ameaça
ao retrovisor dos seus veículos. Uma modalidade de
subemprego, os motoboys e seus acidentes são o reflexo
da juventude marginalizada, a partir da qual se medirá
o sucesso ou o fracasso do novo mandato de Lula. Só
se pode, afinal, entender esses seres dirigindo em situações
tão arriscadas quando olhamos a informação
do Dieese de que 45,5% dos brasileiros entre 16 a 24 anos
estão desempregados. Tais indicadores são muito
piores entre os jovens de baixa renda. Detalhando um pouco
mais, apenas no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas
de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife
e Salvador, temos 3,2 milhões de desempregados nessa
faixa etária. Entre 16 e 24 anos de idade, são
35 milhões de brasileiros cujo desemprego é
de 25%, o dobro da média nacional. Apimentem-se esses
dados lembrando que quase 18% dos brasileiros entre 15 e 17
anos estão fora da escola, a maioria vivendo nas chamadas
áreas de risco -assim podemos ter pistas sobre por
que motivo o assassinato é, em várias cidades
brasileiras, a principal causa de morte entre jovens.
Como
matar um jovem
Leia sobre medidas que envolvem os motoboys:
A vida dos motoboys
deve melhorar
Motoqueiros
terão que usar coletes airbag
Empresas de
motoboys terão selo de responsabilidade no trânsito
Acidentes
envolvendo motoboys podem diminuir na cidade de São Paulo
Empresas estão
sendo obrigadas a mudar a mentalidade na contratação
de serviço de motofrete
Motoboys circulam
em São Paulo com capacetes brancos pela paz
Regulamentação da profissão
Prefeito
quer a melhoria da segurança do motociclista
Normas
para serviços de motofrete
Normas
de credenciamento para capacitação de motoboys
Opinião
de nossos ouvintes
| |
|