01/08/2008
Carta da semana
Por que os alunos não aprendem
mais?
"O momento atual na Educação caracteriza-se
pela crise de aprendizagem. Estamos sendo surpreendidos pelos
insucessos dos estudantes em adquirir conhecimentos básicos
que possam alavancar estudos posteriores. Aquilo que era uma
descomplicada atividade de aprender a ler, tornou-se uma calamidade
pública que atinge crianças e toda a população
futura, colocando em risco a humanidade inteira.
Na tentativa de explicar o problema
procuram-se justificativas nos fatores que envolvem a dificuldade,
mas não chegam à sua essência como: violência
nas escolas, inserção em comunidade carente;
famílias ignorantes, falta de recursos financeiros,
falta de material didático, falta de apoio governamental,
de merenda, de material audiovisual, de transporte, de motivação
que leve ao interesse e à aprendizagem. E o baixo salário
do professor.
Para os docentes houve aumento de
cursos de capacitação, palestras, treinamentos
e reciclagens. O que eram reuniões mensais com finalidades
burocráticas tornou-se reuniões semanais remuneradas
de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo)
onde são debatidos os problemas escolares e estudados
documentos relativos à prática pedagógica.
Educação é o
geral, é o abrangente, é o que abarca tudo o
que se refere ao aprender e ao ensinar, tudo o que se refere
ao ambiente escolar e suas ramificações.
Educação compreende a parte administrativa,
burocrática, funcionamento da escola da direção
à faxina.
Ensinar é a essência
do trabalho escolar. Ensinar é o que ocorre entre professor
e aluno, mais ninguém. Ensinar é o que acontece
a nível mental mesmo que não haja prédio,
nem carteira, nem ventilador, nem uniforme.
Ensinar é instruir, é
informar, é orientar, é conduzir, é repetir
de diferentes maneiras até fazer aprender. Ensino é
questão particular, íntima entre aluno e professor
e por isso é a parte mais significante da Educação.
Sem mandatários não há Educação.
Para haver Ensino não é preciso mandatário
algum; só aluno e professor.
Sem Educação pode haver
Ensino. Mas sem Ensino é incompreensível a Educação,
porque esta foi criada em função daquele.Educação
existe o tempo todo. Ensino não existe; ele acontece.
E ele acontece em momentos de esquecimento total do ambiente
material à sua volta.
Ensino ocorre mesmo que não
exista escola, porque ele pode acontecer em casa, sem lousa
e sem giz, com a claridade de uma lamparina. Pode acontecer
à sombra de uma árvore escrevendo com o dedo
no chão.
O que falta às crianças
não é Educação. Falta Ensino,
falta método, falta processo pedagógico em ação,
falta olho no olho, falta pegar na mão da criança,
falta ensinar exaustivamente uma letra, outra letra, uma sílaba.
Cleunice Orlandi de Lima- cleunicemlgc@yahoo.com.br
Envie seu texto para o Cidadão
Jornalista - cidadao@gdimen.com.br
|