O Colégio
Fundado em fevereiro de 2002, o Colégio é
uma instituição de ensino médio com jornada
escolar diária de 9 horas e 200 alunos por série.
Todos recebem ensino gratuito, alimentação no
local, uniforme, transporte e material didático. A
escola fica na Unidade Eugênio Melo da Embraer e já
é considerada uma referência na região
de São José dos Campos.
Os alunos, todos tendo cursado, no mínimo, as últimas
quatro séries na rede pública de ensino, são
admitidos por concurso no Colégio Engenheiro Juarez
Wanderley. Em média, a relação de candidatos
por vaga é de 25 para 1. A renda média mensal
familiar dos alunos que freqüentam a escola do Instituto
Embraer está entre três e quatro salários
mínimos.
A Embraer acredita que o investimento em Educação
é a melhor estratégia para a formação
de capital social, conceito que é entendido aqui como
um amálgama de confiança interpessoal, Associativismo,
consciência cívica e valores éticos de
uma nação, atributos presentes em alto grau
em sociedades com índices elevados de desenvolvimento
humano.
Visão
Sermos reconhecidos como uma referência educacional
no Estado de São Paulo, buscando o alto desempenho
dos educandos, aprimorando a qualidade das relações
com as pessoas a quem estivermos servindo e cumprindo nossa
responsabilidade social.
Missão
Atender às necessidades de aprendizagem dos educandos,
com qualidade superior, para a construção do
projeto de vida, para uma ação cidadã
transformadora e para o ingresso nas Instituições
de Ensino Superior, através da promoção
de situações eficazes de aprendizagem contextualizada
e protagônica.
Finalidade
Alto desempenho dos alunos
Estratégias
1. Eficiência e eficácia da operação
escolar
2. Qualificação profissional dos professores
e funcionários
3. Relações de parcerias
4. Utilização de avaliações externas
Valores
• Relações éticas
• Trabalho cooperativo
• Protagonismo Juvenil
• Educação Centrada na Aprendizagem
• Melhoramento contínuo
• Concepção sistêmica da realidade
Histórico
O Colégio Eng. Juarez de Siqueira Britto Wanderley,
concebido e materializado em 2001, constitui a expressão
concreta da ação determinada do Instituto Embraer
de Educação e Pesquisa.
Iniciou suas atividades com 200 alunos de 1ª série
/ Ensino Médio, com projeção de 600 alunos
em 2004, nas três séries do Ensino Médio.
O ingresso de alunos no Colégio Eng. Juarez Wanderley
se dá através de exame seletivo, de acordo com
critérios estabelecidos pelo Instituto Embraer de Educação
e Pesquisa.
Sua gestão escolar está sob a responsabilidade
do Grupo Pitágoras que, com longa tradição
no setor de ensino, está implementando um arrojado
projeto pedagógico, orientado para o alto desempenho
acadêmico e educacional de seus alunos, em consonância
com o espírito e os valores que a Embraer tanto preza:
a consciência de nossa nacionalidade, a ética,
a liberdade pessoal, o empreendedorismo e o compromisso com
o futuro.
A equipe docente é selecionada pela elevada qualificação
e se utiliza dos mais modernos recursos materiais como equipamentos
multimídia, biblioteca, laboratórios de física,
química, biologia, artes e ofícios e de ensino
de língua inglesa, além da tecnologia de informação
de última geração nas salas de aulas.
A jornada escolar diária é integral, de nove
horas / aula, e os alunos tem ensino, transporte, alimentação,
uniforme e material didático gratuitos.
A proximidade física e a convivência dos alunos
do Colégio Eng. Juarez Wanderley com o ambiente e a
cultura da Embraer, sua história, suas conquistas e
seu espírito empreendedor e determinado, servem de
referencial para a formação de valores morais
e éticos, que contribuem para a construção
de uma sociedade mais competente, justa e solidária.
O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa
Fundado em maio de 2001, o Instituto Embraer de Educação
e Pesquisa materializa o compromisso da Embraer com o apoio
à transformação da sociedade por meio
de ações inspiradas no conceito de Responsabilidade
Social Corporativa. Idealmente suas ações são
de natureza transformadora, inovadora, indutora, abrangente
e auto-sustentável. Desta maneira, o Instituto procura
sempre atender àquilo que as comunidades vêem
como prioridade. Os resultados desse trabalho também
são avaliados de acordo com indicadores reconhecidos
pelas entidades da área social.
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