.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Solidariedade
09/09/2005
A Ação Comunitária e o Santa Cruz

Os alunos do Ensino Fundamental, a partir da 5ª série, são convidados a participar da Ação Comunitária junto às crianças moradoras dos cortiços do Parque Continental e com as crianças e adolescentes do Centro da Juventude. Além desses espaços, em 2005, o SAN vai iniciar a ação solidária em uma nova sede — atualmente em construção — na comunidade Bom Jesus. Este trabalho é semanal e é acompanhado por professores das séries. Todos os demais alunos do Ensino Fundamental participam através de campanhas que são promovidas no Colégio, atendendo as necessidades das comunidades carentes.

Os alunos do Ensino Médio participam da Ação Comunitária no projeto de Inclusão Digital, no qual são responsáveis por um curso básico de computação para os funcionários do Colégio, ou no Espaço Comênius, que atende crianças provenientes de famílias com problemas de alcoolismo.

Serviço de Documentação Gratuita
O SAN organiza diariamente, das 7h30 às 17h, um plantão para atendimento de pessoas que necessitam de Documentos de Identidade, Carteira de Trabalho e outros. O trabalho, que consiste em preparar as guias e orientar sobre a documentação, é realizado por 17 mães que se alternam em plantões semanais. Em 2004, foram atendidas 7.130 pessoas.

Centros Educacionais Comunitários nas Favelas
Os Centros de Educação Infantil são organizados pela Congregação de Santa Cruz, com o apoio do SAN, e atingem hoje, diariamente, 530 crianças e adolescentes através de 3 creches e 1 centro de juventude na favela do Jaguaré. Os pais de alunos do Colégio formam o grupo de voluntários do SAN e colaboram em diversas áreas, que incluem o planejamento e a coordenação pedagógica das atividades, a organização da produção e venda de artesanato produzido pelas mulheres das comunidades (Clube de Mães), a orientação psicológica e médica às monitoras e mães e a formação humana para o trabalho com as adolescentes, através do grupo de artesanato em tricô.

A parceria com a Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF) possibilita maior qualidade no cuidado às crianças e às Famílias.

Os pais voluntários da área da saúde formam os Núcleos de Saúde, com diversas ações de proteção à criança e aos jovens do Jaguaré. Em 2005, as metas incluem a continuidade dos exames pediátricos, da avaliação de acuidade visual, do atendimento odontológico no consultório inaugurado em outubro de 2003, a ampliação dos núcleos e a implantação de líderes comunitários de saúde, distribuídos por ruas e vielas da favela, que atuarão como retaguarda na educação para a saúde da comunidade.

Com o apoio das mães e pais voluntários do SAN serão consolidadas neste ano as atividades dos Centros de Iniciação Profissional nas áreas de Informática, Costura Industrial e Gastronomia.

Festa Junina e Feijoada da Primavera
Para obter os recursos necessários à manutenção de seus programas, o SAN organiza anualmente esses dois eventos: o primeiro no mês de junho, o segundo em outubro.

O trabalho dos pais é indispensável: mais de 800 pessoas participam das barracas de alimentação e jogos, sugerem, organizam e produzem a Festa Junina, assumindo com o Colégio Santa Cruz a causa dos mais necessitados. Esses pais contam com um casal coordenador que alia dedicação e solidariedade à qualidade e competência na organização dos eventos.

Neste ano, a Festa Junina será realizada dia 11 de junho, e a Feijoada da Primavera, dia 23 de outubro.



A Campanha da Fraternidade
O tema da Campanha da Fraternidade de 2005, promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), é Solidariedade e Paz e o lema: Felizes os que promovem a paz.

O tema será debatido e aprofundado nas aulas de Ensino religioso do Ensino Fundamental e nos encontros com os alunos do Ensino Médio e do curso Supletivo.

O gesto concreto da Campanha da Fraternidade, neste ano, vai convocar a todos os alunos a arrecadarem recursos para consolidar e manter os Centros de Educação Infantil e o Centro da Juventude, organizados pela Congregação de Santa Cruz na Favela do Jaguaré.

As informações são do site do Colégio Santa Cruz

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
08/09/2005
Histórias diminuem gosto por games violentos
05/09/2005
CEUs da Zona leste promovem Festival em busca de talentos
02/09/2005
Comunidade faz Cinema
02/09/2005
Praça, Lixo e Escola
02/09/2005
Cursinho preparatório para o Vestibular oferece simulado do Enem gratuito
01/09/2005 Mobilizadores do "Fundeb pra Valer" são recebidos em Brasília
31/08/2005 Abordagens para Inclusão Econômica de Pessoas com Deficiência é tema de Fórum em São Paulo
29/08/2005 Encontro reúne cidadãos para discutir país do futuro
26/08/2005 Alunos das 1.400 escolas da rede municipal agitam o Sambódromo hoje
26/08/2005 Cidadãos comuns discutem o futuro do país no DNA Brasil