Erika
Vieira
“O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos (..)”
(Bertold Brecht)
Para não se tornarem analfabetos políticos
os alunos da escola pública EMEF Comandante Garcia
D’Ávila e da particular Projeto Vida (zona norte
da cidade de São Paulo) estão se unindo a fim
de se envolverem com os problemas da comunidade em que vivem.
Juntos eles lutam para transformar uma área verde abandonada,
de 63 mil metros quadrados, em parque público.
Tudo começou com o projeto Além dos Muros,
desenvolvido pela Escola Projeto Vida, que propõem
que os estudantes interfiram para melhorar o entorno do colégio.
“Muitas vezes a escola está no meio do bairro
e a única contribuição que dá
é atrapalhar o trânsito”, diz o coordenador
do projeto Felipe Zaleschi.
O primeiro passo foi aproximar as realidades sociais das
duas instituições. “Queríamos aproximar
os alunos das duas escolas para saberem que vivem no mesmo
espaço, apesar da diferença social”, explica
Valdir Romero, diretor da Garcia D’Ávila. Para
isso, os estudantes se reúnem e participam de oficinas,
nas quais inclusive discutem sobre o poema “Analfabeto
Político”, de Bertold Brecht (trecho citado acima).
Também apresentam uns o ambiente escolar os outros.
Dessa forma, muitas barreiras de preconceito são quebradas.
A união fez com que os jovens abraçassem a
causa antiga da comunidade de pedir a desapropriação
de duas chácaras (no parque do Peruche) para que virem
parque de lazer. Segundo as escolas, as propriedades estão
com o IPTU atrasados há cerca de oito anos, o que legitima
a apropriação da comunidade para desfrutarem
do local, já que a região é carente de
espaço verde.
Os estudantes de 5º a 8º série planejam
elaborar um documento a ser enviado à prefeitura, além
de uma manifestação e abaixo-assinado, a fim
de aproximar novamente os moradores da idéia de conseguirem
melhorar a qualidade de vida do bairro.
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