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“Nossa educação
vai mal, muito obrigado!”,
Umberto A. Geneolle-
uageneolle@estadao.com.br
“Não há
solução imediata para resolver a dificuldade
de aprendizado. Abolir repetições de ano é
quebrar o termômetro para não identificar a febre.
Não se pode mais viver sob o jugo do método
Paulo Freire, que fez do sistema de ensino brasileiro um teatro
de professores incompetentes e alunos semi-analfabetos”,
Aprenda Dimm- aprendag@yahoo.com
“No Brasil, o sistema
de ciclos foi feito com o único objetivo de”
maquiar “as estatísticas do ensino básico.
Talvez, uma melhora na formação de professores
tivesse melhor resultado”,
Pérsio Constata
- persio@constanta.com.br
“Realmente, a repetência
marginaliza o aluno. Mas, defender o sistema de ciclos é
desconhecer realidade do ensino público brasileiro,
que implantado de forma irresponsável. As escolas públicas,
pelo menos aqui em Minas, não preparam ninguém
para nada”,
Alexandre Toledo- alexandre.toledo@caixa.gov.br
“Alguém tem notícia
aonde esse sistema de ciclos é aplicado corretamente?
Quais são os resultados em comparação
com o sistema tradicional?”,
Rubens C. Gatto, São
José dos Campos-SP- gatto@dss.inpe.br
“Talvez, seja necessário
buscar as causas do problema, senão ficarmos apenas
falando sem voz. Onde estão os 2,5% do salário-educação
que são recolhidos de todos os salários dos
empregados registrados no Brasil? Segundo especialistas, o
dinheiro dá para manter o melhor sistema de educação
do mundo. Esse é mesmo um país feito de mentiras”,
Francisco Carlos Tosin-
tosin@conduspar.com.br
“Não é só
o sistema que está falho. A família está
ausente e os alunos muito mais preocupados em mostrar seus
celulares de última geração do que aprender.
A repetência seria uma forma de punir os estudantes
desinteressados”,
Ezequiel Belchior-
zequi@horizon.com.br
“A única escola
que Lula, analfabeto de pai e mãe, conhece, é
a de samba. Ele não sabe de nada do que acontece no
país. Toda vez que o dá opinião sobre
qualquer coisa, a gente se espanta de tanta asneira que a
mente de uma pessoa pode ser capaz de produzir. Quem acreditou
e votou nesse idiota merece tudo isso!”,
José Carlos Rodrigues-
"j..rodrigues"@sympatico.ca
“Não podemos esquecer
que muitas crianças de 5ª ou 6ª séries
mal sabem escrever corretamente. O que será feito para
esses brasileiros? Muito falamos ou escrevemos, mas pouco
fazemos”,
Evandro Aguiar- e.aguiar@wittmann.com.br
“O sistema de ciclos,
simplesmente, nivela por baixo. Os professores da rede pública,
atualmente, têm uma formação muito deficiente.
A saída para o ensino, na minha opinião, é
investir no professor. Em que melhora a auto-estima um aluno
nunca ter sido reprovado, mas ser analfabeto na 8ª série?”,
Rosa Marques- fmrosa@bol.com.br
"Esse sistema tem a virtude
de não parar o aluno, obrigando-o a “reestudar”.
Por outro lado, pune o bom aluno, à medida que o obriga
a estudar lado a lado com o estudante desinteressado. Assim,
o bom aluno tende a se tornar desinteressado também",
Marcos Van Vessen Jr, Curitiba
- PR - vessenjr@superig.com.br
“Não sou contra
os ciclos, mas contra qualquer sistema educacional que não
se disponha a acompanhar o aluno de perto. Entra um governo
faz, entra outro desfaz e no final das contas quem sai perde
o aluno. E,como em todos os governos, saímos (grupo
de pais do Conselho de Escola da EMEF Mal Deodoro da Fonseca
) com muitas promessas, mas sem esperanças de que nossos
filhos sejam beneficiados por elas”,
Laélia Maria de Carvalho
Giacon, São Paulo – SP- laeliamaria@ajato.com.br
“Em que situações
devemos ouvir as opiniões de nosso presidente? Jamais,
principalmente, quando se fala em educação”,
Antonio Brandi, Matão
– SP- antonio.brandi@corona.ind.br
“Lula deve saber do que
fala. Afinal, ele é prova de que 'moleza' estimula
o mau-caráter e a vagabundagem”,
Alda Rocha, São Paulo-
SP- alanista@ig.com.br
“O Lula e o PT fazem de
tudo para não se falar do Valdomiro, caso Celso Daniel,
Toninho do PT, Bendita da Silva”,
Marco Aurélio Ferreira-
marco.ferreira@polibrasil.com.br
“Os integrantes da equipe
Lula nada sabem porque não estudaram, fizeram apenas
discursos e isto explica, em parte, o imobilismo deste governo.
Essas cotas vão servir para isto, imagine uma pessoa
completamente despreparada assistindo uma aula numa universidade
pública. O aluno vai repetir o ano sempre”,
Lucillo Bueno - lucbueno@centroin.com.br
“Claro que o problema da
questão (repetência, desestimulo, abandono escolar)
está na baixa competência do sistema como um
todo. Afinal, uma família com graves dificuldades estruturais
não tem condições de incentivar o estudante.
Não acho razoável um aluno passar de ano com
sérias deficiências. Repetir pode servir de advertência
para alguns jovens. O modelo atual que é utilizado
há muito tempo não apresenta resultados estimulantes,
tanto quanto o da repetência rígida. Esperar
por uma abrupta melhoria da qualidade de vida da maioria e
um rápido avanço setorial na educação
é irreal. Dessa forma, o presidente pode expressar
uma opinião, assim como toda a sociedade”,
Mauro de Castro Andrade-
mauro@metrofor.ce.gov.br
“Esse sistema de ciclos
só serve par desestimular quem procura realmente estudar.
Estamos gerando milhares de débeis mentais que não
conseguem escrever uma simples redação de 10
linhas ou interpretar um texto. Só uma população
estúpida, como a nossa, poderia colocar um presidente
tão míope no poder. Nesse sistema de socialização
da ignorância, ninguém ensina, todos passam e
os alunos ficam com sua perspectiva de vida vazia. Assim,
o governo não gasta dinheiro com educação.
Lindo esse ciclo!”,
Wilton Santos Cavalheiro-
willsantc@hotmail.com
“O aluno, ao saber que
não vai repetir o ano, não estuda mais e nem
se dedica às atividades escolares. Essa pedagogia moderna
foi inventada para fins estatísticos, com a qual os
políticos se apresentam na imprensa para falar: "não
sei quantos alunos foram aprovados, que outros tantos concluíram
o ensino fundamental". Porém, na realidade, esses
alunos não passam de analfabetos institucionais, incapazes
de entender o que está escrito num pequeno texto de
quatro ou cinco linhas. Enquanto houver pessoas que ficam
querendo tapar o sol com a peneira, a sociedade vai continuar
do jeito que está: cada vez mais hipócrita”,
Aldio de Azevedo Falcão,
Niterói-RJ - aldio42@hotmail.com
“Defender a repetência
é um tremendo retrocesso. Precisamos melhorar os critérios
de avaliação, os métodos de aprendizagem,
a qualidade da escola de uma forma geral”,
Márcia Zanetti-
marcia@fiap.com.br
“Só um cego ou
um populista pode culpar a vítima que, no caso, são
crianças pobres com tamanha irresponsabilidade”,
Lúcia Muller-
mullerlu@terra.com.br
“Por um lado, o presidente
da república tem razão. Basta visitar uma escola
estadual em São Paulo para ver o estado de calamidade,
a maioria dos alunos vão para a escola para “vagabundear”,
professores dão aula porque não existe mais
a reprovação do aluno. Sendo assim, acredito
que o governo estadual está ajudando a formar uma juventude
burra e desinformada. Dessa forma, o povo continua sendo explorado
e oprimido",
Alberto Amorin- amorimalberto@hotmail.com
“Não concordo com
algumas atitudes do governo, mas comparando com os governos
anteriores, o considero positivo. Sobre o sistema educacional,
sou a favor do sistema tradicional. Não me parece adequado
permitir que o aluno passe para o ano seguinte sem alcançar
o nível necessário. O sistema de ciclos melhora
a quantidade de alunos e piora a qualidade do ensino”,
Artur Rosa - Artur.Rosa@SDSTATE.EDU
“O artigo seria mais útil
ao leitor se apresentasse dados concretos sobre o avanço
obtido com o sistema de ciclos na educação.
Só assim, o leitor poderia fazer uma avaliação
mínima da opinião do presidente e, também,
da sua. Afinal, se o sistema de ciclos funcionasse, o Brasil
teria atingido a excelência estudantil ou, pelo menos,
estaria a caminho. E me parece que não é isso
o que ocorre”,
Marcos Barreto- Mbmbarreto@aol.com
“Ninguém analisa
de perto a pressão imposta pelos dirigentes de educação
do Estado de São Paulo, as condições
são colocadas aos educadores e escolas, e são
seguidas a risco. Todo mundo atira para qualquer lado, com
salas superlotadas, falta material pedagógico e o que
é pior, o aluno de ensino médio não conta
com material algum, simplesmente lousa e giz. O professor
é pressionado para mudar suas práticas pedagógicas
para tornar a aula mais interessante e para que a indisciplina
não seja total, gasta dinheiro do próprio salário.
Sob pressão o stress, o trabalho pedagógico
fica difícil",
Danilo Santos- dori12225445@ig.com.br
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