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PÓS-VENDA
Treinamento tem espaço e aceitação
DA REPORTAGEM LOCAL
Entre as opções gratuitas de serviços pós-venda para o cliente, a
oferta de treinamento é uma das
bem recebidas. Foi nela que apostou a rede de concessionárias Vocal, com seis lojas no Estado de
São Paulo, que comercializa caminhões da marca Volvo.
"Ainda que o produto da casa
seja bom, o trabalho que acompanha a venda tem um impacto fundamental na aceitação", comenta
Hélio Mário dos Santos Vieira, 42,
gerente de pós-venda do grupo.
Além de contar com uma rede
de assistência que funciona 24 horas, a Vocal criou um serviço de
orientação técnica batizado de Direção Econômica -nele, um técnico da rede acompanha o consumidor em sua primeira saída com
o caminhão e o ensina a dirigir
economizando combustível.
Na OKI Data, fabricante de impressoras, a orientação também é
a arma para impressionar o cliente após a venda. A visita técnica
não tem tempo predeterminado e
visa esclarecer todas as possíveis
dúvidas que o usuário tenha sobre o equipamento adquirido.
"O profissional faz a instalação
da impressora e demonstra como
utilizá-la corretamente. Também
ensina como trocar os cartuchos
de tinta e como fazer a limpeza da
máquina. Isso reforça a impressão de que a marca é confiável",
observa Márcia Martin Ferreira,
35, gerente de marketing.
Na ACN Comercial, representante exclusiva dos cafés Illy no
Brasil, a entrega do produto aos
donos de restaurante é considerada "apenas metade do trabalho".
"Damos um treinamento a toda
a equipe envolvida no preparo do
café expresso -do profissional
de cozinha ao garçom, que aprende como servi-lo", relata o diretor
comercial Lauro Bastos.
Para ele, o pós-venda agrega valor à marca e garante que a qualidade do produto seja preservada.
Além, é claro, de cativar os compradores. "Costumamos carregar
nossos clientes "no colo'", define.
Bastos revela que 30% do quadro da empresa está hoje focado
nos serviços pós-venda. "É uma
das prioridades", ressalta.
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