Marina
Rosenfeld
Karina Costa
especial para o GD
A crescente demanda por pesquisas no mundo globalizado levou
o Colégio São Domingos, em São Paulo,
a criar uma disciplina de metodologia de pesquisa. Assim como
acontece numa universidade, os alunos de ensino médio
desenvolvem pesquisas com o mesmo rigor e método de
trabalhos de conclusão de um curso de graduação.
Pesquisas extensas, visitas a bibliotecas, elaboração
de dissertações, defesas de banca com especialistas
na área e a presença de um professor orientador
são apenas alguns dos aspectos que ajudam o aluno a
se familiarizar com o processo de pesquisa. “Na medida
em que ele se envolve com o elemento de sua pesquisa, produzindo
o seu próprio conhecimento, pode descobrir também
um lado vocacional, uma orientação para aquela
determinada área”, afirma a coordenadora pedagógica
do colégio, Suely Starobinas Chusyd.
Segundo a coordenadora, a intenção é
que o estudante aprenda a fazer pesquisas mais aprimoradas,
com mais qualidade. “Num futuro próximo, serve
de instrumento para a pesquisa universitária. Os alunos
chegam à graduação despreparados, porque
ficam muito focados em decorar textos e fórmulas para
o vestibular”.
|