HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
11/10/2005
Projeto Escola de Talentos – Descobrindo Talentos, Criando Profissionais

 

da Redação

O Projeto Escola de Talentos foi idealizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Esporte - SETRAS, através do Programa VIVA NORDESTE, a fim de promover a identificação e o apoio a talentos potenciais entre os jovens estudantes de escolas públicas, localizadas na região Nordeste de Amaralina que abrange os bairros ( Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas) pertencentes a cidade de Salvador.

O Projeto não visa somente apoiar o jovem para sua profissionalização, mas sobretudo, formá-lo em seu talento mais marcante oferecendo a ele subsídios para seu crescimento pessoal e profissional. Desta forma, o jovem estará apto para a busca do seu primeiro emprego ou empreendimento produtivo.

Desde outubro de 2004, o Projeto Escola de Talentos vem desenvolvendo o trabalho de identificação de jovens talentos através das seguintes ações:

- Capacitações com 53 professores das escolas públicas da Região Nordeste de Amaralina, baseada na teoria das Inteligências Múltiplas, a fim de contribuir para mudanças na práxis pedagógica dos professores, quanto ao foco na elevação da auto-estima, na identificação e apoio às potencialidades de seus alunos que possibilitarão melhorias mais significativas na aprendizagem;

- Reuniões com a escola e a comunidade com o objetivo de aproximação da família com a escola e a conscientização a cerca da importância do projeto para a vida profissional e pessoal de seus alunos e filhos;

- Realização de oficinas educativas com os alunos objetivando proporcionar possibilidades de revelação de talentos e realização de palestras com profissionais de destaque;

- Busca de parcerias em empresas públicas, privadas e ong’s para oferecimento dos cursos ou estágios para a formação dos talentos identificados nos jovens.

Jovens Talentos – Vidas transformadas
Gilmara Silva, 21 anos, jovem moradora do Nordeste de Amaralina, catava papelão, garrafas peti para vender e poder ajudar a família. Ela também é pedicure e manicure. Mas o sonho de Gilmara era ser modelo e fazer faculdade de Geografia. Descoberta pelo projeto Gilmara ganhou um curso de modelo profissional. Hoje ela passou no vestibular da UFBA e faz o curso de Geografia.

Cleidison Santana, 23 anos, também possui um talento: é saxofonista. Há 4 anos o jovem desejava aprender a tocar o instrumento. Sendo de família humilde e sem recursos precisou vender água mineral nas ruas. Conseguiu comprar seu sax, mas ainda assim não tinha como pagar um curso de música. O Projeto buscou então parceria com a Casa da Filarmônica que ofereceu a Cleidison um curso de teoria musical para saxofone e através de outra parceria Cleidison
e mais nove jovens desta região terão acompanhamento musical. Cleidison é ainda desenhista e grafiteiro.

Outro grande talento descoberto pelo projeto é o jovem Francisco Santos, de 24 anos. Um jovem humilde, que mora com a avó e mais nove primos. Francisco aprendeu o inglês com amigos estrangeiros que conheceu em Salvador, mas também é conhecedor do alemão, italiano, espanhol e hebraico. Encontrado pelo projeto, agora Francisco poderá se aperfeiçoar no que ele gosta, se tornará multiplicador de seus conhecimentos para os jovens da comunidade e, futuramente, prestará vestibular para Letras com Inglês ou Turismo. Além disso, Francisco joga xadrez e juntamente com jovens organizou um grupo pra ensinar aos outros interessados.

Sandro do Espírito Santo tem apenas 32 anos mas uma longa história de vida. É casado, tem dois filhos e deixou o mundo das drogas há cinco meses. Foi lutar pelo seu sonho: fazer um curso de técnico em Enfermagem. Sandro sempre gostou de cuidar das pessoas, mas há muito mal tinha condições de cuidar de si. Estava desempregado. Através do programa Sandro conseguiu um curso de técnico em Enfermagem de dois anos. Depois de realizado o curso, Sandro passará a ser um multiplicador, se dedicando voluntariamente para ensinar moradores vizinhos da comunidade.

Tiago Santos é um jovem de 20 anos que desenha,
pinta e recentemente se descobriu num talento muito especial: ourives. Uma profissão com poucos profissionais e muito requisitada. Após se formar na arte os resultados de seu trabalho já começaram a aparecer. A empresa que o apoiou está trabalhando com o rapaz.

Outro talento na arte do desenho é Cátia, de 32 anos. Muito artística e criativa, ela faz trabalhos em isopor, emborrachados, escreve projetos de arte-educação para crianças e pinta. Participou do concurso para a logomarca do Escola de Talentos e ganhou uma bolsa de desenho e pintura em um Atelier. Sua filha acabou sendo beneficiada também pelo projeto e está aprendendo Balé.

   

NOTÍCIAS ANteriores
10 /10/2005
Baixa da violência no Jardim Ângela chama a atenção da ONU
07 /10/2005
Fezes de pingüim rendem Ig Nobel
07/10/2005
Dinamarquês quer que Estado pague gastos com prostitutas
05/10/2005
Pesquisa revela que Brasil terá menos aumento nos salários do que países mais pobres
04/10/2005
Rádio toca música preferida de funcionário e melhora auto-estima
03 /10/2005
Fedex Express dá cursos de interesses pessoais para funcionários
03/10/2005
Cursos para estudantes e policiais abordam desigualdade racial no Brasil
03/10/2005
Estágio diferenciado dá aulas de reforço escolar, inglês, teatro e artesanato
03/10/2005
Pan 2007 vai capacitar 20 mil jovens no Rio de Janeiro
03/10/2005
Mulheres ainda são discriminadas no mercado, diz pesquisa