Um carro movido a gás natural, que pode ser abastecido na
própria garagem da casa é a mais recente aposta da Honda no
mercado americano. A montadora japonesa, pioneira no lançamento
de modelos híbridos, movidos a gasolina e energia elétrica,
também quer incentivar o uso do gás, outra alternativa para
a cara gasolina, além de bem menos poluente.
Em parceria com a também americana FuelMaker Corporation,
a Honda desenvolveu equipamento que permite abastecer o carro
na garagem. Além da comodidade, o preço é mais barato pois
não há impostos para o gás residencial, enquanto nos postos
há tributação. A montadora ofereceu o sistema a 310 compradores
da Califórnia do modelo Civic GX, a versão da marca movida
a GNV.
O equipamento, batizado de Phill, é simples de operar e usa
a tubulação do gás que abastece fogões ou o sistema de calefação
das casas. Segundo a montadora, o preço é de cerca de US$
2 mil, mas a Honda está oferecendo unidades gratuitas. O Civic
GX custa US$ 22.310. O modelo foi eleito o Automóvel Ecológico
do Ano nos EUA.
Segundo a empresa, o GX produz 20% a 25% menos emissões ligadas
ao aquecimento global, como monóxido de carbono, além de poluir
bem menos que um modelo a gasolina. Somente carros híbridos
têm desempenho igual.
O GX foi lançado em 1997 e vendeu, até agora, perto de 7 mil
unidades. A montadora priorizava frotas, especialmente para
serviços públicos, e só agora está incentivando a compra por
consumidores em geral. Nos próximos meses, o modelo deve ser
vendido também em outros estados americanos. No Brasil, a
Honda deve lançar, somente em 2006, as primeiras versões da
marca de modelos Civic e Fit com motor bicombustível, que
rodam com gasolina ou álcool.
do O Estado de S. Paulo
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